VEREADORES FAZEM MINUTO DE SILÊNCIO EM HOMENAGEM A FERNANDO LUIZ QUAGLIATO

Câmara M. de Ourinhos 10/08/2011 - 21:13:59 Cidade

Os vereadores em meio a sessão ordinária, reconhecendo o valor e a importância do empresário Fernando Luiz Quagliato, prestaram uma homenagem, com um minuto de silêncio. Homem de grande destaque e importância para Ourinhos, região e até para o Brasil, Fernando faleceu nesta segunda-feira à noite, aos 83 anos. Fernando Luiz Quagliato, foi um dos fundadores da Copersucar, atualmente a maior empresa de comercialização de açúcar e etanol do país. Atualmente, era diretor-presidente da Usina São Luiz, de Ourinhos . Natural de Porto Feliz (SP), ele era o segundo filho entre os sete de Orlando Quagliato, (que fundou a empresa em 1951) e dona Rosa Angelieri, sendo os irmãos- Doroth, João Luiz (Luizito), Florinda, Francisco (Chico), Beatriz (Sarita) e Roque. Seu Fernando, como era conhecido popularmente, também presidiu uma das maiores feiras agropecuárias do país, a Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos, por quase 45 anos. Também colaborou para a criação da Expopardo de Santa Cruz do Rio Pardo no início dos anos 90. Não só Ourinhos e região perde este respeitável homem de bem, mas o mundo da agropecuária também. Fernando foi um dos grandes produtores de açúcar e álcool do país, além de criador de gado e um apaixonado por mulas. Os negócios rurais do empresário também se estendiam aos Estados de Goiás, São Paulo, Paraná e Pará. Mesmo com sua saúde debilitada há anos, seguia suas atividades. Iria completar 84 anos no mês que vem, dia 28 de setembro. Seu Fernando também fez história no campo da responsabilidade social. Apoiou e patrocinou diversos grupos e atividades culturais, dentro e fora da Usina São Luiz. O Centro Cultural “Irmãos Quagliato” foi idealizado por ele. Fernando Luiz Quagliato deixou a esposa, Marly Ferreira Quagliato, quatro filhos: Orlando Quagliato Neto, Fernando Luiz Quagliato Filho, Vera Lígia Quagliato, Rosa Maria Ferreira Quagliato Fagundes Yoneda e netos. O velório aconteceu na capela da Usina São Luiz. Muitos entre autoridades, amigos, líderes, familiares e funcionários foram dar o último adeus ao usineiro. As crianças do Centro Cultural fizeram uma apresentação em homenagem ao percussor da instituição, além de outras manifestações artísticas. O enterro foi no cemitério de Santa Cruz do Rio Pardo, como era desejo de Fernando, junto ao túmulo da família.

SOBRE O CENTRO CULTURAL “IRMÃOS QUAGLIATO”

A criação de um espaço destinado ao desenvolvimento cultural dos colaboradores e familiares era um antigo sonho da Diretoria da Usina São Luiz, principalmente de Fernando Luiz Quagliato. Até o ano de 2005, em parceria com a ONG "Cia. das Artes", os filhos de colaboradores recebiam aulas de teatro, elaboração de projetos, artes plásticas, música, canto e pintura.
Em 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, novos projetos foram desenvolvidos, sendo um exemplo a Fanfalata (Fanfarra de Latas), com aproximadamente 150 crianças. Em 2007, foi criado o Centro Cultural "Irmãos Quagliato". Nesse espaço são desenvolvidas diversas atividades, sempre em parceria com órgãos municipais, estaduais e empresas privadas. Exemplos dessas parcerias são: Projeto Ciranda Cultural, que tem a Copersucar seu maior parceiro e o PAC - Plano de Ação Cultural do Governo Federal; e Secretaria Municipal de Bem Estar Social. Atualmente, 400 pessoas participam das atividades oferecidas para colaboradores e familiares.
Aproveitando as instalações do Centro Cultural, são ministrados periodicamente os cursos de defumados, corte e costura e artesanato. Prêmio TANZOLYMP. Através do PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio Institucional da ÚNICA, Prefeitura Municipal de Ourinhos e Usina São Luiz S/|A o núcleo de dança do Centro Cultural Irmãos Quagliato em parceria com a Escola Municipal de Bailado de Ourinhos vem apresentando excelentes resultados. A consolidação do Projeto se deu com a participação no 7º Festival Internacional de Dança – TANZOLYMP realizado em Berlim, na Alemanha, de 17 a 21 de fevereiro de 2010. Trinta e duas bailarinas, entre 12 e 17 anos, concorreram com 600 participantes de 30 países. Obtiveram o reconhecimento internacional, conquistando o 2º lugar no conjunto de trabalhos apresentados na modalidade Dança Folclórica. Este ano, participaram da 14º World Gymnaestrada em Lousanne – Suíça, de 12 a 16 de julho de 2011.

Publicidade

Parceiros