EXPOSIÇÃO SOBRE HQ’S NO 3º A(O)GOSTO DAS LETRAS

Prefeitura M. de Ourinhos 15/08/2011 - 15:01:05 Cidade

A partir do dia 22 no Museu Municipal, mostra conta a história e a evolução dos quadrinhos no Brasil e exterior, com entrada gratuita. Evento oferece ainda outras quatro exposições.

Durante a 3ª edição do evento literário A(o)gosto das Letras cinco exposições estarão abertas para visitação: Poetas Ourinhenses no Calçadão, Poemas de Zélia Correa Guardiano na Casinha da Esquina, A Casa de Exu no Teatro Municipal, Brasil Cordel na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde e Histórias das Histórias em Quadrinhos no Museu Municipal. Com início no dia 22 de agosto (segunda-feira), a mostra A História das Histórias em Quadrinhos, realizada pela Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), apresenta alguns personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam atraindo colecionadores e fãs. Na exposição, o curador Álvaro Moya relaciona a produção artística das principais HQs ao contexto histórico que originou suas criações e caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho. Também aponta a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram ao longo do tempo e fez com que, de tiras de jornais, se transformassem em revistas próprias e em muitas outras mercadorias. A mostra pode ser vista gratuitamente até o dia 22 de setembro. O Museu Municipal de Ourinhos está localizado à Praça Henrique Tocalino, no Centro. A exposição foi produzida pela ACAM Portinari e pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria, ambas parceiras do SISEM-SP em ações itinerantes que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br.

Serviço
Exposição “A História das Histórias em Quadrinhos”
Abertura: 22/8/2011, às 8h
Período: de 22/8 a 22/9/2011
Local: Museu Municipal de Ourinhos (praça Henrique Tocalino – Centro, Ourinhos/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Informações: (14) 3324-6244.

Publicidade

Parceiros