PROJETO DIZ-QUETES VAI INTEGRAR COM OS LEITORES NO A(O)GOSTO DAS LETRAS

Prefeitura M. de Ourinhos 16/08/2011 - 17:30:31 Cidade

Durante a semana do 3º A(o)gosto das Letras o Projeto Diz-Quetes - Todos na Literatura! estará circulando nos locais onde acontecem atividades do evento literário. Trata-se de um painel itinerante, construído com disquetes que se tornam suporte para a escrita. Criado pelo Ateliê de Literatura e Criatividade Letra Corrida durante o Festival da Mantiqueira, o projeto pretende atingir diversos pontos do país. Todos podem contribuir para o painel interativo apresentando suas palavras, suas letras, sua voz e suas impressões.

Segundo as idealizadoras do projeto, Fernanda de Aragão e Letícia Mendonça,o Diz-Quetes se desenvolve através da premissa de que tanto o ato de escrever quanto o ato de ler são acessíveis a todos, assumindo-se as diferenças e os níveis semânticos de cada um. “Para isso, criamos a oportunidade de desenvolver o processo de escrita das pessoas através de um suporte diferente, até certo ponto inusitado: os disquetes. Estes presos uns aos outros como uma colcha de retalho para ser fixado em lugares públicos e eventos relacionados à literatura, arte, cultura e afins. A escolha dos disquetes foi casual. Porém, inconscientemente, traz a tona algo que a sociedade já vem discutindo: o planeta sustentável, a reciclagem e o lixo eletrônico”, comentam.

Fernanda e Letícia explicam também que o projeto surgiu como uma forma das pessoas que admiram a festa e a literatura poderem participar, mesmo estando à distância. “No nosso caso, tudo se originou com o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. Para participar era preciso escrever uma frase curta sobre as memórias do evento, as sensações aí presentes ou, então, sobre a literatura, principalmente em relação ao ler e escrever. Agora estamos na segunda etapa do Projeto Diz-Quetes, levando-o para outros lugares e permitindo que outras pessoas sintam-se protagonistas da literatura. É que nesses eventos o clima contagia. Por fim, acreditamos que desta maneira podemos ajudar a construir um país de leitores, e de novos escritores”.

O A(o)gosto das Letras acontece de 20 a 28 de agosto e é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública de Ourinhos. Mais informações através da página eletrônica curtaourinhos.blogspot.com ou pelo telefone 14 3302 3344.

Publicidade

Parceiros