TOSHIO PARTICIPA DE ENTREGA DE LIVROS LE LEITURA NA EMEI MONTEIRO LOBATO

Prefeitura M. de Ourinhos 19/08/2011 - 14:09:36 Cidade

3.600 livros foram entregues pela Prefeitura às Escolas Municipais de Educação Infantil

Na última quarta-feira, 17, o Prefeito Toshio Misato, juntamente com o Secretário de Educação, Profº Paulo Henriques Chíxaro, participou da entrega de novos kits de livros paradidáticos (de leitura) para alunos da EMEI Monteiro Lobato, no Jd. Ouro Verde. Ao todo a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou 3.600 livros paradidáticos para a Educação Infantil, que beneficiarão crianças do berçário, mini-grupo, maternal, 1ª e 2ª fases, além dos alunos o 1º ano do Ensino Fundamental. O Prefeito Toshio parabenizou a iniciativa, uma vez que estudiosos destacam que quando a criança ouve a leitura, a contação de histórias, lê ou conta uma história, ativa uma série de capacidades, como a memória, a atenção, a fantasia. O livro traz cristalizado em si as capacidades humanas e, na atividade de contação ou leitura de histórias, a criança vivencia e ativa o uso dessas capacidades, tornando-as individuais e parte de sua humanidade. Para o Secretário Chíxaro, “a presença desse acervo bibliográfico nas escolas de educação infantil cria um cenário propício ao desenvolvimento da percepção, da inteligência e da personalidade humana, assim como a formação da função simbólica (faz-de-conta).”

Estímulo dos livros

A diversidade de livros oferecidos estimula o desenvolvimento da autonomia, proporcionada pela escolha do exemplar de interesse da criança, uma vez que criatividade não se dá sem autonomia. A missão da literatura infantil, conforme Peter Hunt, pesquisador britânico, é expandir o universo dos pequenos, em termos de conhecimento, de experiência e de emoções, ajudando-os a crescer e se desenvolver com plenitude. Ler é ler coisas reais, não coisas para ficar nas gavetas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação oferece livros que podem ser manuseados, usados na hora do banho, na hora de dormir e de sonhar, compartilhando essa experiência cultural com seus familiares. Girotto e Lima (2007) afirmam que esse contato ativo da criança, desde pequenina, insere-a no mundo letrado, ainda que não leia o texto escrito, efetivamente, terá oportunidade de perceber atitudes de leitores efetivos, apropriando-se paulatinamente de estratégias de leitura. Permite a resolução de conflitos interiores, estimula a criatividade e o desenvolvimento de estruturas cognitivo-afetivas, fortalecendo os pequenos para o enfrentamento e superação dos obstáculos que surgirem no decorrer da sua vida. Os livros de literatura infantil tornam-se suportes para o fascínio das crianças e essa paixão, de conhecer o mundo, caracteriza por sua vez, inúmeras leituras possíveis de serem planejadas e organizadas, intencional e conscientemente, na rotina diária da educação infantil.

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