A(O)GOSTO DAS LETRINHAS HOJE E AMANHÃ NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Prefeitura M. de Ourinhos 23/08/2011 - 14:17:29 Cidade

Nesta quarta Guca Domenico apresenta o musical infantil Língua de Criança no Teatro

Em 2011, o A(o)gosto das Letrinhas vai longe na vocação educativa de compartilhar com crianças e adolescentes prazeres e fazeres de incentivo à leitura. Tem atividades criativas, oficina de fuxico, contação de histórias, árvore de livros, brincadeiras de ciranda e trava-línguas, teatro de mamulengos e leituras teatralizadas. A literatura se junta a outras linguagens para tornar mais ricas as formas de ver e ler o mundo. A programação do A(o)gosto das Letrinhas acontece hoje e amanhã, dias 24 e 25, principalmente no Centro de Convivência Jornalista Benedicto da Silva Eloy. Confira:

Ponto Para Ler o Mundo na Terra dos Meninos Pelados
Os oficineiros do Ponto Para Ler o Mundo vão desenvolver atividades criativas e exercícios arte-educativos poético-literários com crianças e adolescentes, baseados no texto “Terra dos meninos pelados” do escritor Graciliano Ramos. Cheio de encantamento e com abordagem nas diferenças humanas, esse texto vai inspirar brincadeiras com as palavras que ajudarão as crianças a perceber o que é linguagem, repertório cultural e diversidade nas formas de expressão. O Ponto Para Ler o Mundo é uma parceria entre a Associação de Amigos da Biblioteca - AABiP e a Secretaria Municipal de Cultura que desenvolve oficinas em Ourinhos, baseadas na idéia de Leitura de Mundo, do educador Paulo Freire, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. Às 09h no Espaço do Professor.

Três Graças contam histórias
Solange Rocha, Fátima Barbosa e Cintia Siqueira são contadoras de histórias que se juntaram e formaram em Ourinhos o grupo Três Graças. No A(o)gosto das Letrinhas elas vão contar histórias que passam pela literatura e pela tradição popular brasileira, daquele jeito que o artista traz na alma e contagia a todos: como se estivessem revelando segredos e convidando as crianças e quem mais estiver ouvindo a se apaixonar... pelo livro... pela história... pela leitura. Às 10h e 16h na Casinha da Memória.

Leitura teatralizada dos poemas de Zélia Guardiano
A poetisa Zélia Guardiano, autora ourinhense homenageada no 3º A(o)gosto das Letras, terá uma leitura especial de seus poemas feita pelos integrantes da Oficina de Teatro coordenada pelo ator Leandro Faria, do Grupo Soarte. O teatro possibilita a leitura com a performance do ator, onde a entonação e o gesto dão ao texto amplitude e sentido maiores.Vão permitir que as crianças conheçam e sintam a leitura como algo belo, que envolve todo potencial expressivo do corpo. Para quem quiser conferir, esse toque poético-teatral tipicamente ourinhense começa às 10h, no Núcleo de Arte Popular.
Valdeck de Guaranhuns apresenta Teatro de Mamulengo, debaixo do pé de manga Crianças, jovens e adultos certamente vão se esbaldar com o teatro de mamulengos do escritor, ator, gravurista, e multiartista popular Valdeck de Garanhuns. Valdeck é um artista polivalente que educa com sua arte. É autor do livro “Mitos e lendas brasileiras”, poeta, músico e um mestre do teatro de mamulengos, aquele onde os bonecos são conduzidos com as mãos, representando histórias engraçadas, disputas acirradas, músicas e danças.
Os bonecos e as histórias são criados por Valdeck, como é o caso de Benedito e Quitéria, personagens típicos da cultura popular brasileira que estarão em cena pelas suas mãos, cabeça e coração. Na apresentação dos mamulengos, até o palco é especial. Vai ser debaixo do grande pé de manga que tem na praça do Centro de Convivência, nos dias 24 e 25, às 15horas.

Cirandas, travalínguas e parlendas
O poeta Ramiro Béccheri Cortez e Patrícia Aleixo Silveira vão desenvolver brincadeiraspopulares de ciranda, trava-línguas e parlendas. Ciranda é uma dança de roda com cantigas e convívio, de que muita gente já ouviu falar e brincou. Trava-língua é um exercício de poesia, esperteza e pronúncia, muito comum no Nordeste brasileiro, que consiste em falar rápido frases com palavras que rimam e confundem a fala. Parlendas são rimas que se misturam com brincadeiras, como “Hoje é domingo, pé de cachimbo...” Nos dias 24 e 25, a ciranda e as brincadeiras rolam a partir das 14 horas.

Leituras no pé de livro
Você já viu uma árvore cujos frutos são livros? Pois então é só ir ao Centro de Convivência que vai ver e pode colher e comer com os olhos. A árvore de livros dá frutos doces, ou azedos, e às vezes meio amargos. Mas são alimentos essenciais para a inteligência e a saúde do espírito.


Publicidade

Parceiros