Hasteamento das Banderias na Praça Mello Peixoto abre Semana da Pátria em Ourinhos

assessoria 01/09/2010 - 21:07:40 Noticias

Nessa quarta-feira, 01 foi realizada na Praça Mello Peixoto, a abertura oficial da Semana da Pátria, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Ourinhos e a cerimônia do “Fogo Simbólico da Pátria”, feita pelos atiradores do Tiro de Guerra, cuja Pira é acesa no dia 01 de setembro e é levada para a sede do TG, onde permanece acesa até às 18 horas do dia 07.

Além do TG, estiveram presentes na solenidade, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Ronaldo Mori, que representou o Prefeito Toshio Misato, o Coordenador de Administração e Finanças da Secretaria Municipal Educação, Antonio Sérgio Bertucci, que representou o Secretário de Educação, Paulo Henriques Chíxaro e os Secretários Diógenes Corrêa Leite (Meio Ambiente e Agricultura) e Oscar Boneto (Obras), entre outras autoridades.

O Desfile do Dia da Pátria será realizado em Ourinhos na terça-feira, 07 de setembro, a partir das 08 horas na Avenida Altino Arantes, com a participação das Escolas Municipais, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Guarda Mirim e diversas entidades de Ourinhos.

Origem do Fogo Simbólico da Pátria

Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a idéia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica. A ideia veio ao conhecimento da Liga da Defesa Nacional, entidade que então havia completado 21 anos de dedicação às causas cívico-patrióticas, que se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento que em 1.938 foi realizado pela primeira vez, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

Os passos seguintes, nos anos que se sucederam, fizeram com que o Fogo Simbólico chegasse a percorrer 11.000 quilômetros do nosso Território e, em 1.945, viesse a sair do Cemitério de Pistoia, na Itália, onde se achavam sepultados os nossos combatentes mortos na 2ª Guerra Mundial, para vir de avião até Natal e de lá percorrer 6.000 km, passando pelo Rio de Janeiro e indo até Porto Alegre. Em 1.972, durante as comemorações do sesquicentenário da nossa Independência, partiram quatro Chamas dos quatro pontos extremos do Brasil, em rotas distintas, para se fundirem numa só Chama Sagrada, no dia 7 de Setembro, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do Grito da Independência. Por força das limitações financeiras e de questões maiores de segurança para os atletas, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria passou a ser realizada, na maioria dos Estados, em âmbito municipal. Apenas no Rio Grande do Sul, fiel a sua origem, o Fogo Simbólico continuou percorrendo todos os municípios gaúchos, numa manifestação cívica sem precedentes. Em Santa Catarina, no Paraná e no Maranhão, no Ceará, em Sergipe e no Rio de janeiro, um grande número de municípios vem participando da Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria.

A partir de 2009, cerca de 1000 municípios se integraram à Cerimônia do Fogo Simbólico que voltará a ter presença em todo o Território Nacional, tanto que por decisão do Comandante do Exército Brasileiro, os Tiros de Guerra passaram a participar da Cerimônia.

Fonte: Assessoria

Publicidade

Parceiros