PROJETO AULA FUNDAÇÃO TELEFÔNICA REALIZA 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
No dia 17 de agosto, foi realizado na EMEF Profª Josefa Navarro Lemos, o 3º Encontro de Formação do Projeto Aula Fundação Telefônica/Brasil (AFT) deste ano, cujos demais encontros presenciais acontecerão no decorrer do ano letivo, intercalados com discussões e reflexões sobre a temática na Comunidade Virtual Brasil (CVB), além de módulos online de formação. Estiveram presentes ao Encontro, as formadoras de Dinamizadores do Projeto Aula Fundação Telefônica, Renata Mandelbaum e Carla Sanches, Gestores, Professores Dinamizadores, Equipe Técnica das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.
Atividades do Curso de Formação
Durante o Curso, os participantes expuseram suas experiências e expectativas em relação ao Projeto, além de realizar a análise dos resultados do Estudo Avaliativo realizado no início do ano de 2011, em 19 unidades escolares de 7 municípios contemplados pelo Projeto. O Estudo Avaliativo consistiu na aplicação de questionários para professores e gestores sobre a utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no Projeto AFT, bem como a integração das mesmas e a melhoria da qualidade da Educação. A Formação AFT promoveu reflexões sobre a frequência do uso dos equipamentos e a presença das TICs nas práticas pedagógicas. Os professores dinamizadores do projeto puderam analisar os resultados dos indicadores críticos levantados pelo estudo e constatar que 94% das escolas apresentam alto grau de disponibilidade de equipamentos em uso.
Objetivo das Formações
O objetivo principal das formações é criar uma comunidade ativa de educadores formados e sensibilizados para promover nas escolas uma aprendizagem colaborativa e em rede com todo o universo discente. Além disso, promover o desenvolvimento de valores e práticas inclusivas que garantam a atenção educativa para todos os estudantes. Para as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, o Projeto AFT proporciona a inovação pedagógica para uma educação de qualidade orientada a criar oportunidades reais de futuro para crianças e adolescentes em risco ou em situação de trabalho infantil.