OURINHOS MANTÉM ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL INFERIOR À MÉDIA ESTADUAL

Prefeitura M. de Ourinhos 30/08/2011 - 16:00:28 Cidade

O índice de 8,2 mortes de crianças menores de um ano a cada mil nascidas vivas é semelhante a dos países desenvolvidos

De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação SEADE, divulgado no dia 26 de agosto, a cidade de Ourinhos manteve em 2010, o índice de mortalidade infantil inferior a média estadual dos municípios, que foi de 11,9 mortes de crianças menores de um ano a cada mil nascidas vivas, enquanto em Ourinhos foi de 8,2 mortes, cujo número é considerado próximo ao dos países desenvolvidos, segundo a Fundação SEADE. Ourinhos também apresentou números inferiores aos municípios de nossa região, tais como: Marília (13,1), Assis (12,2) e Jaú (11,3), entre outros. Segundo a Secretária de Saúde, Lúcia Tutui, esse resultado reflete a prioridade dada à Saúde pelo Prefeito Toshio Misato desde o início de sua primeira gestão em 2005, que possibilitou a implantação de uma série de medidas preventivas, no atendimento a gestante e ao bebê, para reduzir a mortalidade infantil em Ourinhos. Tutui lembrou ainda a redução do índice da mortalidade infantil ocorrida em Ourinhos nos últimos anos. "Os índices mostram que a redução gradativa do índice de mortalidade infantil é o objetivo perseguido de forma constante pelo Governo do Estado com as Prefeituras. Os índices mostram que o trabalho vem sendo bem sucedido, especialmente em relação ao aprimoramento da assistência as gestantes no parto, aos recém-nascidos e a boa cobertura vacinal. Isso é fruto das ações desenvolvidas nesses últimos anos, com o apoio do Prefeito Toshio", ressaltou.

Diminuição da Taxa de Mortalidade Infantil em Ourinhos na última década

Desde 2005, Ourinhos começou a apresentar a taxa de mortalidade infantil de apenas um dígito, índice semelhante ao apresentado pelos países desenvolvidos e na última década, houve uma redução de 44,80% do índice de mortalidade infantil do município. A mortalidade infantil é o principal indicador de saúde pública, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Ações Desenvolvidas e Implementadas em Ourinhos

• Atenção ao Pré-Natal: ampliação do acesso com a implantação do teste rápido de gravidez nas Unidades de Saúde Municipais, programa do Agente Comunitário, Atendimento dos Pediatras, dos Obstetras e Enfermeiros da Rede Municipal.
• Atenção Hospitalar: aprimoramento da assistência ao parto, com alojamento conjunto, ou seja, a permanência da mãe junto a seu bebê durante todo o período de internação, com presença do obstetra 24 horas.
• UTI Infantil: atendimento hospitalar para os bebês prematuros/de risco, Unidades de Terapia Intensiva bem equipadas e com equipe altamente qualificada.
• Programa Bebê Saúde: programa de visita hospitalar a todos os recém nascidos com objetivo de orientar sobre a saúde do bebê, agendamento de consulta médica para a mãe e o bebê, com atendimento especial aos recém-nascidos de risco.
• Kit Bebê: todas as mães e seus respectivos bebês recebem uma bolsa contendo sabonete neutro, hastes de algodão, álcool a 70%, pomada para prevenção de assaduras e fraldas descartáveis para promoverem os primeiros cuidados com a saúde do seu bebê.
• Ampla Cobertura Vacinal do Município: a vacinação de rotina e as campanhas de vacinação atingiram e até superaram as metas estabelecidas pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.
• Investimento em Saneamento Básico: Ourinhos conta hoje com 100% de distribuição de água e 98% do esgoto coletado, garantindo melhor qualidade de vida para toda a população.

Publicidade

Parceiros