YOKO APRESENTA PROJETOS DO FUNDO SOCIAL EM REUNIÃO TÉCNICA DO FUSSESP

Prefeitura M. de Ourinhos 05/09/2011 - 15:58:35 Cidade

Ourinhos sedia reunião técnica do FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, sediou na tarde de 4ª feira, 31 de agosto, reunião promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) com os municípios da nossa região, na sede da Câmara Municipal. A Presidente do FSS de Ourinhos e anfitriã do evento, Yoko Misato recepcionou as Primeiras Damas e Presidentes de Fundo Sociais de 16 municípios da Região de Ourinhos. A reunião foi coordenada pelas representantes do FUSSESP, Zeila Georgina Nogueira (Técnica) e Márcia Regina Bertoz (Técnica Regionalizada) que explicaram sobre a atribuição do Fundo Social que é articulador, mobilizador e canalizador e apresentaram as novas propostas de projetos da Presidente do FUSSESP, a Primeira Dama do Estado, Lu Alckmin. Dentre as novidades está a Escola de Qualificação Profissional que abrange a Escola da Moda e a Escola de Hotelaria e Gastronomia.

Projetos do Fundo Social Ourinhos

A anfitriã do evento, a Presidente do FSS, Yoko, foi convidada pelas Técnicas do FUSSESP, Zeila e Márcia, a relatar os projetos desenvolvidos no município. Yoko explicou que o Fundo Social atua principalmente em três vertentes: o fortalecimento das entidades assistenciais, a dar auxílio emergencial para necessidades especiais como próteses e cadeiras de rodas e implantação de projetos. O primeiro projeto apresentado por Yoko foi sobre o Yakisoba, que acontece no período da Feira Agropecuária e Industrial (FAPI) que é a principal fonte de recurso do Fundo Social e onde custeia os projetos ao longo do ano. Em seguida, Yoko relembrou projetos implantados como: * Óleo Mundo que propõe a reciclagem de óleo de cozinha, transformando-o em sabão líquido;
* Sacola Vai Volta que promove geração de renda para as costureiras qualificadas no curso de Costura Industrial e a sustentabilidade ao propor o uso da sacola retornável incentivando a redução do consumo de sacolas plásticas;
* O projeto Viver Melhor que atende crianças de 0 a 3 anos para detecção precoce de estrabismo, com exames gratuitos de ortóptica. Já foram atendidos quase 1.000 alunos de 14 creches no ano passado.
* Padaria Artesanal, o Fundo Social do Estado doou 4 kits que foram encaminhados para as entidades. Com recursos próprios, o FSS de Ourinhos doou mais 6 kits de Padarias Artesanais, sendo uma delas para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, que confeccionou as bolachas oferecidas para os municípios participantes durante a reunião.
* O Projeto Floricidade tem o objetivo de reaproveitar as orquídeas que após perderem suas flores, normalmente são descartadas, para serem afixadas nas árvores das áreas verdes da cidade.
* Como desdobramento do projeto Floricidade, foi criado o Orquidário Esperança no Centro de Ressocialização (CR) possibilitando que os reeducandos tenham a oportunidade de inclusão social.
* Projeto Canteiro Solidário que visa semear verduras e legumes com o envolvimento da comunidade nos bairros da cidade. O projeto piloto será lançado no Jardim Itamaraty. Yoko ainda relembrou sobre o caso Carol, ocorrido na primeira gestão do Prefeito Toshio Misato, de 1997 a 2000, onde era desconhecida a doença sobre autismo e um jovem ourinhense teve este problema e o Fundo Social em parceria com a APAE, buscaram informações e tratamento para ele. Atualmente a APAE atende 40 pessoas com autismo. A próxima reunião entre os Fundos Sociais Municipais com a FUSSESP será em São Pedro do Turvo no dia 16 de novembro.

Publicidade

Parceiros