REPRESENTANTE DA RECICLA OURINHOS PARTICIPA DE REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DO MOVIMENTO DOS CATADORES

assessoria 06/09/2011 - 14:27:53 Cidade

Catadores de materiais recicláveis de 27 estados estiveram reunidos na semana passada no encontro anual da Comissão Nacional do Movimento dos Catadores, realizado na capital paulista. A presidente da cooperativa Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, esteve presente representando todos os catadores do estado de São Paulo.

O encontro teve como objetivo promover discussões sobre as ações realizadas pela Comissão em nível nacional e planejar novas metas e conquistas em favor dos catadores para os próximos cinco anos. Uma das principais bandeiras defendidas pelos participantes foi o combate à implantação de usinas de queima de lixo pelo país.

Os catadores compartilharam da preocupação com o grande número de projetos de incineradores que estão em andamento no Brasil e vêm promovendo parcerias para tentar barrar a utilização dos mesmos, os quais julgam nocivos ao meio ambiente. De acordo com a presidente da Recicla Ourinhos, a queima de materiais imediatamente após o uso impede a sua reutilização, prejudicando o trabalho dos catadores que dependem da coleta para sobreviver.

A Comissão também incluiu na pauta de trabalho a luta contra a privatização da coleta seletiva e, principalmente, a necessidade de se expandir o trabalho de assistência a grupos individuais de catadores visando a formação de associações e cooperativas. Segundo Matilde, a organização dos trabalhadores que vivem da coleta é o primeiro passo para que eles possam beneficiar suas famílias com renda e direitos garantidos. “O IBGE estima que existem no Brasil 1, 2 milhão de catadores. Deste total, somente 88 mil fazem parte de cooperativas ou associações. É preciso ampliar esse número, realizar trabalhos de orientação para que eles conheçam os benefícios da coletividade. Ainda há muita gente trabalhando em condições precárias e este cenário precisa mudar, os catadores precisam de mais qualidade de vida”, disse a presidente da Recicla Ourinhos.

Outro assunto debatido no encontro foi os preparativos para o maior evento da categoria, a “Expocatadores”, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro em Guarulhos. Já confirmaram presença o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. No material de divulgação do evento, a cidade de Ourinhos aparece em destaque com fotos dos integrantes da Recicla Ourinhos, bem como do vereador Toninho do PT e do prefeito Toshio Misato, que receberam na edição passada da Expocatadores o selo “Amigo do Catador” pelos trabalhos realizados no município.

Publicidade

Parceiros