OURINHOS PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Prefeitura M. de Ourinhos 06/09/2011 - 17:24:42 Cidade

No dia 02 de setembro, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ourinhos, Dr. Elpídio Edson Ferraz, acompanhado por Conselheiros da Entidade, participou da 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado em Santa Cruz do Rio Pardo, que teve como tema principal: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, que contou com a participação de diversos municípios da região, tais como: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Ipaussu, Tarumã, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, além de representantes do Ministério Público, da Sociedade Civil e do Poder Público Estadual. A abertura da Conferência foi feita pela Prefeita de Santa Cruz do Rio Pardo, Maura Macieirinha e, em seguida, foram proferidas cinco palestras que abordaram os 4 eixos temáticos da Conferência:
•Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;
•Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;
•Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;
•Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.

Objetivos da Conferência
A 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa teve como objetivo principal, discutir assuntos relativos ao envelhecimento dos idosos e a busca de uma longevidade saudável, assim como medir os avanços e desafios das políticas direcionadas a pessoa idosa. Além disso, o evento buscou sensibilizar a sociedade para o contexto do envelhecimento da população brasileira e mobilizar a população do município e região, especialmente a idosa, na conquista dos direitos ao envelhecimento com dignidade.

Programação do Evento
Após as palestras no Palácio da Cultura, foi inaugurada a Praça do Idoso, junto ao Lar São Vicente de Paulo, e em seguida, foi servido um almoço especial aos participantes, promovido por voluntários da Entidade e dirigido com afinco e dedicação pela sua Presidente, Nilda Caricatti. No parte da tarde foram realizados os trabalhos dos grupos para discussão das propostas e formação das plenárias, que aprovaram 20 propostas que serão levadas à 13ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo evento terá a participação de Delegados de Ourinhos eleitos durante a Etapa Regional. A 13ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, em Águas de Lindóia, e contará com a presença dos seguintes delegados eleitos do Conselho Municipal do Idoso de Ourinhos: Dr. Elpídio Edson Ferraz, Helenice Benatti Pereira Bouças, Maurício Massayuki Nambu (Delegados Titulares) e Mariza de Fátima Dias, Camila Bueno Cortes e Neide Antunes de Siqueira (suplentes).


Publicidade

Parceiros