PREFEITURA PROMOVE NO PRÓXIMO DIA 14, PALESTRA SOBRE “VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Prefeitura M. de Ourinhos 08/09/2011 - 19:29:57 Cidade

Na próxima quarta-feira, 14, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá às 09 horas no Auditório da Faculdade Estácio de Sá, uma Palestra com o Médico e Professor Universitário, Ayrton Margarido, que abordará o tema “Violência familiar contra crianças e adolescentes”. Após a palestra, será aberto espaço para o público presente debater o assunto e fazer perguntas ao palestrante, que é autor do Livro “O muro do silêncio”, que relata os diferentes tipos de agressão doméstica sofridas por crianças e adolescentes no Brasil.

Inscrições
Os interessados em assistir a Palestra, que terá vagas limitadas, devem se inscrever através do e-mail: contatosmas@gmail.com (A/C de Jéssica Leite), informando os seguintes dados pessoais: Nome Completo, Instituição, Função/ Cargo/Profissão, Endereço para Correspondência, Cidade, CEP, E-mail e Telefone de contato. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone (14) 3302-6300 (com Jéssica Leite).

Quem é Ayrton Margarido?
O médico e professor universitário Ayrton Margarido é Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela UNIVALI – SC; Pós-Graduado em Pediatria e Medicina da Família e Comunitária; Especialista em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente, pelo Laboratório de Estudos da Criança (LACRI) – USP-SP e Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM – SP). Como docente desenvolveu trabalhos na Graduação dos Cursos de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)-SP, Pontifícia Universidade Católica (PUC)-PR, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - SP e na Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – SP e do IBPEX-PR. Atualmente é Professor da Graduação do Curso de Medicina da Universidade São Camilo-SP e Médico do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD) pela UNIFESP. É escritor e profere palestras em Congressos, Seminários e Jornadas em Educação e Saúde, abordando diversos temas.

Livro “O muro do silêncio”
As formas de violência contra crianças e adolescentes não estão isoladas das relações que envolvem famílias em situação de risco, sejam de ordem: econômicas, de gênero, de raça e de cultura que configuram a estrutura de uma sociedade. A relação do poder de maneira decisiva contribui para a perpetuação deste fenômeno em suas mais variadas formas, como por exemplo; a violência física que se manifesta na produção de um dano material ao corpo e às condições de sobrevivência da pessoa implicando exploração, tráfico e maus-tratos, a psicológica que traz danos morais, traumas gerados pela sedução, pelos toques, pela ameaça, pela tortura e a sexual se traduz no abuso, no incesto, no estupro trazendo consequências físicas e psicológicas graves. Com esta obra, o Dr. Ayrton Margarido traz informações que dão subsídios para professores, pais e profissionais de saúde, para a suspeição, diagnóstico, enfrentamento e prevenção do fenômeno violência contra crianças e adolescentes, tentando com isso romper o muro do silêncio que envolve as famílias em situação de risco.

Publicidade

Parceiros