PREFEITURA PROMOVE ENCONTRO PRESENCIAL DA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Prefeitura M. de Ourinhos 09/09/2011 - 16:36:03 Cidade

No último dia 27, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu o II Encontro Presencial do Curso de Especialização da Escola de Gestores, no CREF (Centro de Referência do Ensino Fundamental). Na abertura do evento, o Secretário Municipal de Educação, Profº Paulo Henriques Chíxaro, saudou os participantes, encorajando-os e parabenizando-os pela busca constante de aprimoramento de sua prática gestora. O Encontro foi composto pela Avaliação Presencial e contou com a participação dos professores vindos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): Profº Dr. Luiz Roberto Gomes, Profª Mestranda Paula Furini Stolfi e Profª Mestranda Renata Pierini Ramos, que fizeram as orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Como é o Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar
O Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar da Escola de Gestores da UFSCar é um Curso de Especialização oferecido na modalidade à distância para Gestores das Escolas Públicas Municipais do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto vinculado ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, do MEC (Ministério da Educação), que vem sendo implementado desde 2006 pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram os estados federados do país e que tem como objetivo básico, contribuir na formação efetiva de gestores da escola pública, de modo que disponham de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.

Conteúdo
Resultado de uma parceria entre o MEC, a Universidade Federal de São Carlos e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), este Curso destina-se a profissionais Portadores de Graduação - Licenciatura Plena - em qualquer área do conhecimento, que integrem a equipe gestora da escola, oferecido exclusivamente para Diretor e Vice-Diretor das Redes Municipais de Ensino em Escolas Municipais com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Seu conteúdo é desenvolvido mediante o uso de Educação a Distância, isto é, usando a Tecnologia Internet como meio de comunicação e integração entre os participantes, professores e tutores para acesso ao material de apoio ao Curso especialmente desenvolvido por uma equipe de especialistas.

Ourinhos é um dos Pólos de Formação
A cidade de Ourinhos configura-se como um dos 10 Polos de Formação da Escola de Gestores no Estado de São Paulo. O Polo Ourinhos atende 23 municípios da região, e tem como tutores o Profº Marcos Paulo de Oliveira Obata, Diretor da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello” e a Profª Mestranda Thaís Daniela Sant’Ana, Gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. As cidades atendidas pelo Polo Ourinhos são: Arandu, Assis, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Chavantes, Coronel Macedo, Echaporã, Iaras, Ibirarema, Iepê, Maracaí, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paulistânia, Platina, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaiá, Taquarituba, Tarumã e Ubirajara.

Publicidade

Parceiros