ESCOLAS MUNICIPAIS CONTEMPLADAS PELO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO” TEM ÓTIMO DESEMPENHO

Prefeitura M. de Ourinhos 15/09/2011 - 02:21:04 Cidade

Atividades em período integral são realizadas nas EMEFs Paulo Freire, Jandira Lacerda Zanoni e EE. Domingos Carmelingo Caló

A cidade de Ourinhos foi contemplada há cerca de um ano pelo Governo Federal com o “Programa Mais Educação”, que viabilizou o ensino em período integral em três escolas do município, sendo duas delas municipais, a EMEF Pedagogo Paulo Freire e a EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni e outra estadual, a EE Domingos Camerlingo Caló. O Secretário Municipal de Educação, Profº Paulo Henriques Chíxaro, faz uma avaliação positiva do funcionamento do projeto. “Estamos com esse programa funcionando há quase um ano e o fato dos alunos terem a possibilidade de passar o dia todo na escola, principalmente nesses bairros, em que as famílias são muito carentes e temos muitos problemas com drogas, é muito importante. Conseguirmos manter esses alunos na escola com outras atividades como música, artes, jogos como xadrez, assim temos tido um feedback muito bom. Sou muito otimista e penso que se pudéssemos ter isso em todas as escolas, seria bom. A escola hoje acaba sendo o centro da formação dos alunos. Não adianta pensarmos que isso é função da família, porque os pais passam o dia fora trabalhando, então temos que deixar esses alunos na escola, fazendo atividades que sejam importantes, produtivas e corretas”, explicou. Para permanecer durante período integral na escola, o Secretário Chíxaro informou que é necessária a permissão dos pais. “No período da manhã os alunos tem sua aula normal e a tarde as atividades que citei. Quando o programa foi implantado, o Governo inclusive passou a enviar uma verba suplementar para a merenda escolar. Normalmente é destinado R$ 0,30 por aluno e nessas escolas de período integral, o valor repassado é de R$ 0,90 por aluno que fique tempo integral. Com isso o aluno estuda pela manhã, permanece na escola, almoça e no período da tarde participa de atividades muito prazerosas, que eles gostam de fazer. Nesse período extra o aluno também tem a possibilidade de esclarecer dúvidas, utilizar a biblioteca para fazer sua lição, resolver exercícios, ler um livro, tudo isso acompanhado por professores”. Questionado sobre a possibilidade de se expandir o “Programa mais Educação” a outras escolas do município, Chíxaro destacou que, “o Governo Federal o distribuiu por todo o país, priorizando os Estados mais carentes, escolas de periferia, o que foge um pouco da nossa realidade, mas assim que houver mais possibilidade, acredito que o programa será estendido sim”, pontuou.

O "Programa Mais Educação"

O "Programa Mais Educação" é uma iniciativa do Governo Federal, que para implantação em Ourinhos contou com total apoio do Prefeito Toshio Misato. O Programa tem como prioridade contribuir para a formação integral dos alunos, através da ampliação da jornada escolar e da organização curricular. A escolha das três escolas de Ourinhos que participam do Programa: EMEF Pedagogo Paulo Freire, EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni e EE Domingos Camerlingo Caló, se deu obedecendo aos critérios estabelecidos, como município que possui mais de 90 mil habitantes e a adesão, no ano de 2009, ao Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE - Escola. O objetivo do "Programa Mais Educação" é contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral, sendo a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias. Com a ampliação da jornada, os alunos participam de atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras.

Publicidade

Parceiros