TOSHIO RECEBE ALUNOS QUE CONQUISTARAM O 1º LUGAR EM TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA NA USP

Prefeitura M. de Ourinhos 16/09/2011 - 18:51:47 Cidade

Durante a visita, os alunos de robótica apresentam ao Prefeito os robôs com os quais se destacaram e falam sobre mostra nacional que participarão na próxima semana em MG

Na tarde da quarta-feira, 14, o Prefeito Toshio Misato, juntamente com o Secretário de Educação Paulo Henriques Chíxaro, recebeu a visita de alunos e professores de Robótica das EMEF's “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, “Profª Amélia Abujamra Maron” e “Profª Jandira Lacerda Zanoni”, que após a conquista do 1º lugar no III Torneio Juvenil de Robótica na sede do IME (Instituto de Matemática e Estatística), na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo, vieram mostrar os robôs que programaram e que vão levar para a Mostra Nacional de Robótica e Competição Brasileira de Robótica, para participar na próxima semana, de 19 a 21, na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O Prefeito Toshio elogiou muito a criatividade dos alunos de Ourinhos, que formaram uma única equipe, para competir contra alunos de escolas particuladas de renome. “Saber que Ourinhos foi a única equipe de escola pública a participar de uma competição como essa da USP tem um grande significado. É uma grande emoção saber que nossos alunos conquistaram um grande prêmio como esse e é uma grande responsabilidade como Administrador Público, manter e incrementar o projeto da Robótica. Competimos com escolas particulares, que tinham equipamentos de tecnologia superior aos nossos, mas como já venho conversando com o Secretário Chíxaro, vamos investir, para fazermos frentes às melhores escolas. A Robótica tem disciplinado, organizado e estimulado o trabalho em grupo dos alunos, além da questão do empreendedorismo, que tem sido fundamental para crianças nessa idade, que tem tudo para serem empreendedores com ótimas condições de empregabilidade.” A Robótica, segundo Toshio, “é além de tudo algo atraente para as crianças, as traz para dentro da escola, o que reflete no melhor desempenho escolar. Pretendemos ampliar esse projeto na Rede Municipal de Ensino. A oportunidade dessa equipe participar da Competição Nacional, serve de exemplo para que outros alunos se interessem, além de servir como um ‘passeio’. É um orgulho muito grande para nossa cidade termos crianças que se superaram para ganhar essa premiação. Desejo sorte durante a apresentação da nossa equipe em Minas Gerais, que eles façam o que sabem fazer”, desejou. O Secretário Chíxaro elogiou os alunos e professores de Robótica. “Esse é um investimento que dará resultados cada vez maiores. Sinto a vontade, o entusiasmo das crianças em participar do projeto de Robótica. Como o Prefeito Toshio falou já estamos ampliando esse projeto da Robótica, temos sinal verde para adquirirmos novos kits e aprimorarmos os que já temos, até para que possamos ‘competir’, de igual pra igual. Desejo que nossos alunos continuem com essa vontade, que é reflexo também do ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos nossos professores, que estão fazendo um trabalho maravilhoso, que estimula os alunos. Parabéns a essa equipe que, competindo com escolas com equipamentos de última geração, conseguiu esse prêmio na USP”.

Alunos de Robótica apresentam bom desempenho escolar

As professoras de Robótica, Cristiane Grava Gomes e Roberta Graziele Monteiro Leme, relatam que percebem grande interesse nos alunos que participam das aulas de Robótica e que o desempenho escolar deles é perceptível nas demais disciplinas, como nas aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, uma vez que a prática estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico. Roberta explica que, “muitos alunos que na sala de aula tinham pouco interesse, a partir da Robótica tiveram seu desempenho melhorado significativamente. Outros alunos estão se interessando, porque como estão vendo o grupo viajar, participar de competições, também começam a se interessar. A idéia de unirmos as três escolas, Jandira, Racanello e Amélia, foi de integrarmos os alunos e participarmos da competição juntos”, destacou. A professora Cristiane informou que o principal objetivo em participar da Mostra e da Competição Brasileira de Robótica, é primeiramente o aprendizado. “Preparamos os alunos emocionalmente para aprender, pois a nossa preocupação sempre é com o aprendizado, por isso não vamos com a pretensão de ganhar, mas sim de aprender mais, uma vez que essa é uma competição a nível nacional, mas estamos ansiosos sim. Vamos com uma equipe de 6 alunos, mais eu e a Professora Roberta. Vamos levar 8 robôs e, embora nosso material não seja próprio para competição, nossos alunos são capazes, vamos competir na modalidade Dança com a temática Piratas do Caribe. Os nossos robôs vão se unir a 2 maiores, andróides de 1,5m que o Objetivo de São Paulo vai levar e acredito que nosso trabalho vá impressionar”, ressalta.


Publicidade

Parceiros