PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE À CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL-MATERNAL

Prefeitura M. de Ourinhos 07/10/2011 - 13:36:34 Cidade

Dando continuidade ao processo de capacitação dos educadores da Educação Infantil-Maternal, que atendem crianças de 2 a 3 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitou 35 educadores nos meses de agosto e setembro, proporcionando a vivência de experiências teóricas e práticas, com objetivo de ampliarem a qualidade de seu trabalho com as cerca de 500 crianças destas faixas etárias atendidas pela Rede Municipal de Ensino. Durante a capacitação proferida pela Assessora Técnico-Pedagógica, Profª Cassiany Amaral Navas Leite e pelas Professoras Formadoras Eliana Aparecida Pereira Zaia, Jael Iori Paulini e Valdene de Fátima Lopes Reis, foram apresentadas e discutidas as seguintes técnicas utilizadas pelo educador francês, Celestin Freinet:
• Palavra aberta: abertura à discussão das práticas executadas pelas educadoras e quais estão tendo sucesso ou apresentando dificuldades, compartilhando com todos para troca de experiências, a fim de modificar, melhorar ou ampliar sua forma de atuação;
• Roda de conversa: técnica importante que possibilita a livre expressão e participação da criança para identificação de interesses e necessidades que nortearão o planejamento das práticas do dia;
• Jornal de parede: registro do que ocorreu no dia, através da avaliação da criança daquilo que gostou, do que não gostou e do que gostaria de fazer no dia seguinte;
• Jornal da turma: registro de algum fato ou evento ocorrido na escola, notícia ou novidade que a criança traz de casa, que se torna interessante para a turma e é investigado por todos para ampliação do conhecimento e apreensão da linguagem oral e escrita na sua função social;
• Livro da vida: registro diário sucinto, ao final do dia, de todas as atividades realizadas pelas crianças ou as que chamaram mais a sua atenção;
• Rotina: situa a criança no tempo e no espaço, proporcionando-lhe segurança e adaptação;
• Todas as atividades são realizadas coletivamente com a mediação do professor e participação das crianças na escolha, nas decisões, na execução, tendo o professor como escriba das situações de registro escrito e a criança como ilustradora, o que faz com que ela relacione um símbolo (escrita) a outro (desenho) e possa ler antes de saber ler e escrever convencionalmente.

Outras atividades desenvolvidas

Na segunda parte da Capacitação, os educadores participaram de atividade de confecção de brinquedos com sucatas e de tendas, que possibilitou a ampliação dos recursos pedagógicos necessários à prática, além de mostrar um modelo de sustentabilidade com brinquedos de sucatas. A iniciativa abre as portas do faz-de-conta, da imaginação e da criação com as tendas, que proporcionam um espaço de fantasia dentro da própria sala, enriquecendo o repertório de experiências das crianças.

Capacitação proporcionou troca de experiências e informações entre os professores

Ao final da capacitação, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, agradeceu e parabenizou “a participação das educadoras Dalva do Carmo Araújo, Juliana Fermino Pinto e Alessandra Monica Fernandes Papageorgiou, do NEI “Jardim Josefina” e NEI “Jenny Moraes Ferreira de Sᔠrespectivamente, que compartilharam suas experiências e saberes, contribuindo de forma favorável e reiterando, assim, a importância do(a) educador(a) como instigador do processo de desenvolvimento do pensamento da criança”.

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