PREFEITURA PARTICIPARÁ DA CAMPANHA ESTADUAL DE COMBATE A HANSENÍASE, QUE TERÁ INÍCIO NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, 17/10

Prefeitura M. de Ourinhos 11/10/2011 - 16:32:21 Cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participará da Campanha Estadual de Combate a Hanseníase, que terá início em todo o Estado de São Paulo na próxima segunda-feira, 17 e se estenderá até o dia 31 de outubro. Durante este período, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá atividades de divulgação junto à população, através dos agentes comunitários de saúde e nas Unidades de Saúde.

Casos de Hanseníase no Brasil e no Mundo

O Brasil ocupa atualmente o 2º lugar no mundo em número de casos. A Índia é o 1º lugar no mundo entre os 121 países apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com os maiores registros de casos de Hanseníase. Apesar da redução do número de casos registrados nos últimos dez anos, a taxa de incidência da hanseníase é considerada alta no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Qual o objetivo da Campanha?
• Colocar em alerta os profissionais de saúde para que estejam atentos aos sinais e sintomas de hanseníase, durante o atendimento a pacientes, para diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase
• Divulgar para a população em geral os principais sinais e sintomas da hanseníase, com a expectativa que as pessoas procurem as Unidades de Saúde para diagnóstico.
• A Hanseníase deve ser detectada e tratada na atenção básica para evitar a subnotificação e aumentar as chances de cura dos pacientes, evitando assim, que eles fiquem com sequelas.

O que é Hanseníase?

A Hanseníase é uma doença causada por um micróbio, o Bacilo de Hansen e também é conhecida como Lepra, que atinge a pele e os nervos, tendo como sinais manchas esbranquiçadas e avermelhadas, onde não há sensibilidade e quando não tratada causa incapacidade física grave. Tão logo apareçam os primeiros sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde, uma vez que o tratamento, que dura entre 6 e 12 meses, é importante para a cura e impede as deformidades físicas. A doença atinge pés, mãos, nervos dos braços, rosto, orelhas, nariz e olhos, sendo que o tempo entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas pode variar entre 02 a 10 anos.

Modos de transmissão da Hanseníase

A Hanseníase não é hereditária e é transmitida por meio das vias respiratórias, da tosse e do espirro, mas não passa através de abraços, aperto de mão e carinho, não sendo necessário separar roupas, pratos, talheres e copos. A transmissão ocorre principalmente por meio das vias respiratórias, quando a pessoa infectada libera o bacilo no ar, pela tosse, espirro, fala ou bocejo e a infecção acontece quando se convive muito tempo com o doente sem tratamento. Quando é diagnosticado um caso de Hanseníase na família, todos devem procurar o serviço de saúde para serem examinados.

Quais os sinais e sintomas da Hanseníase?

• Manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas, que não doem, não incomodam, não coçam, não pegam pó. No local das manchas ocorre perda da sensibilidade termo-tátil-dolorosa (calor/frio, tato, dor);
• Manchas com queda de pêlos;
• Dormência, formigamento, fraqueza e atrofias musculares;
• Queimar-se ou cortar-se sem sentir;
• Caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos.

Atendimento de casos sintomáticos

Os sintomáticos dermatológicos serão encaminhados ao Centro de Saúde I (Postão), para avaliação da Equipe do Programa de Hanseníase, no período da manhã, entre as 7h30 e 10h30.

Publicidade

Parceiros