MAIS DE 2 MIL PESSOAS ASSISTEM PEÇA TEATRAL SOBRE BULLYING PROMOVIDA PELA PREFEITURA

Jornal Folha de Ourinhos 20/10/2011 - 17:53:50 Cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Projeto “A Cultura da Paz”, apresentou, nos dias 10 e 11 de outubro, no Teatro Municipal Miguel Cury, a peça teatral “Bullying: o mal que você faz”, produzida e encenada pelo grupo Trupe de Libra, formado pelos atores Karina Zimmermann, Gláucio Farina e Valfredo Inforzato. A apresentação aconteceu em 03 sessões diárias e a platéia foi composta por crianças, adolescentes, educadores e convidados, perfazendo um público total de 2.300 pessoas que assistiram a peça teatral, prestigiando o evento. A peça teve como objetivo sensibilizar estudantes das Redes de Ensino Municipal e Estadual e suas famílias para o grave problema ocasionado pelo bullying, que discrimina, desagregando muitos núcleos escolares e familiares. O intuito é também reafirmar o bom relacionamento entre seus membros, cuidando permanentemente da integração na diversidade. A aluna Luísa Thamara, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, assistiu a peça e considerou muito boa a iniciativa. “Foi muito bom esse teatro, minha sala estava precisando assistir essa peça pra aprender e ter a consciência que isso não é um ato que deixa as pessoas legais, mas sim confusas! Ah, só sou justa, porque não gosto de ver discriminações, devemos respeitar igualmente as pessoas, para que a gente também possa ser respeitada”, ressaltou.

O que é Bullying?
O tema Bullying vem causando grande preocupação nas sociedades e caracteriza-se por atitudes intencionais, praticadas constantemente contra crianças e adolescentes, com características às vezes muito cruéis porque deixam sequelas importantes na vida daquele que sofre esse tipo de humilhação, normalmente praticada por colegas ou “amigos”. Dentre as vítimas, encontram-se muitos seres que não conseguem lidar com essas agressões e, sem ter a coragem de contar para quem possa tomar alguma providência, passam a viver num isolamento voluntário que desencadeia num baixo rendimento escolar e pessoal, além de outros problemas psicológicos ou sociais. Em alguns casos, a não observação de fatos dessa natureza provocaram suicídios ou a tomada de posições muito radicais como visto em várias cidades com o assassinato de pessoas inocentes. Durante o evento no teatro, também foi abordado o Cyberbullying, que é o assédio virtual realizado por pessoas inescrupulosas pela internet, cujo intuito é servir de alerta e mostrar que nem sempre é adequado navegar por redes sociais, acreditando estar num ambiente seguro e que é preciso tomar cuidado e não se expor em redes desconhecidas, sob o risco de comprometer a sua própria vida e segurança.

A produção da peça
O texto do espetáculo foi escrito por Karina Zimmermann que concluiu este trabalho após muitas pesquisas feitas através de diversos livros e depoimentos de pessoas que vivenciaram o bullying. A peça mostra três situações: a primeira, um adolescente que sofre violência em casa e como “defesa” torna-se um agressor de bullying; a segunda, um jovem que sofre bullying na escola e a terceira situação trata-se de uma menina que sofre cyberbullying. A peça mostra diversas formas de como uma pessoa pode se defender desta violência que infelizmente é tão comum entre jovens. A montagem foi baseada em fatos reais e trabalhada com humor pelos atores, dando exemplos clássicos de bullying e mostrando situações que foram tratadas com superação pelas vítimas que, invertendo o papel tradicional foram capazes de transformar fatos ruins em situações positivas, sempre com o apoio de familiares e amigos, um grande diferencial em momentos de dificuldades.

Projeto “A Cultura da Paz” em Ourinhos
A peça teatral sobre bullying fez parte do trabalho desenvolvido pelos educadores no Projeto “A Cultura da Paz” de Ourinhos, implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com apoio do Prefeito Toshio Misato, cujo projeto tem o intuito de orientar e desenvolver potencialidades, sempre com o olhar atento de proteção aos segmentos e cuidando para que a informação faça a grande diferença na melhoria das relações. Para saber mais sobre o projeto, além de outras informações importantes visite o blog: http://culturadapazourinhos.blogspot.com.

Publicidade

Parceiros