PROJETO FÍSICO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO MÉDICA DE OURINHOS FOI PRÉ-APROVADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Prefeitura M. de Ourinhos 25/10/2011 - 18:42:55 Cidade

Construção da Central viabilizará instalação do SAMU, que beneficiará cerca de 300 mil pessoas de Ourinhos e região

No mês de setembro, uma representante técnica do Ministério da Saúde esteve em Ourinhos para verificar o projeto físico da Central de Regulação Médica que funcionará ao lado da Secretaria Municipal de Obras (Vila São Luiz), cujo teor foi pré-aprovado pela funcionária da Pasta Federal. Nas próximas semanas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deverá receber de forma oficial a aprovação do Ministério da Saúde, permitindo a liberação da verba para sua construção, que deverá ser executada nos próximos meses, viabilizando a implantação do SAMU, que beneficiará cerca de 300 mil pessoas de Ourinhos e toda a região.

Como funcionará o SAMU

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui, as ambulâncias do SAMU que já foram disponibilizadas pelo Governo Federal, “só poderão ser utilizadas após a construção da Central de Regulação e as equipes estiverem habilitadas, seguindo determinação do Ministério da Saúde”. Tutui disse ainda que "a implantação do SAMU será muito significativa para a qualidade do atendimento à população de Ourinhos e dos 11 municípios da região, cujo serviço contará com ambulâncias de Suporte Avançado (UTI Móvel), compostas por médicos, enfermeiros e condutor, e ambulâncias de Suporte Básico compostas por Técnicos de Enfermagem e Condutores".

Prefeitos da UMMES assinaram adesão ao SAMU em setembro

No início de setembro, os Prefeitos dos 12 municípios da UMMES se reuniram para assinar a adesão ao SAMU e nas próximas semanas, devem se encontrar novamente para discutirem formas de viabilizar os custos envolvidos com a sua implantação, que deve ocorrer em meados de 2012. A reunião contou ainda com a presença do Consultor Técnico do Ministério da Saúde, Eduardo Fernando de Souza, que expôs a eles informações sobre o Programa "Saúde Toda Hora", com objetivo de estimular os municípios a se organizarem em grupo para formarem uma Rede de Atenção às Urgências e Emergências na região, reorganizando este tipo de atendimento através da implantação da Central de Regulação Médica e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que irá direcionar o atendimento dos usuários de acordo com a gravidade de cada ocorrência. Na ocasião, o Presidente da UMMES e Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato ressaltou a importância da adesão dos 12 municípios ao SAMU e sua implantação na região. "A implantação do SAMU e a formação desta Rede Regional formada pelas Santas Casas e as UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) de Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, irá melhorar de forma sistemática o atendimento de urgência e emergência em nossa região", acredita.




Parceiros