PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA TEVE PARTICIPAÇÃO DE INTEGRANTES DOS CRAS, ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ENTIDADES

Prefeitura M. de Ourinhos 27/10/2011 - 18:21:25 Cidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no último dia 19, no CSU (Centro Social e Urbano), a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança, destinada para alunos de 8 a 12 anos, das escolas da rede municipal, estadual e particular de Ourinhos. O evento contou com a participação de 59 crianças dos CRAS's (Centros de Referência da Assistência Social), escolas da Rede Municipal de Ensino e de Entidades e de vários profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, de Entidades, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Fernandes.

Conteúdo da Pré-Conferência

A Presidente do CMDCA, Elaine Salete Bastiane, abriu o evento agradecendo a presença de todos e explanou sobre o tema que seria abordado durante a Pré-Conferência: "mobilizando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes no município", e apresentou a mediadora do Encontro, Fernanda Munhão, jornalista, professora de literatura infantil e crítica literária, especialista em Literatura e ensino, especialista no uso estratégico das tecnologias em informação, pedagoga, mestra em literatura pela UNESP, contadora de história e autora dos livros "Desencontros" e "Simplesmente complexo". A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Belkis Fernandes, agradeceu a presença de todos e o empenho e apoio das Secretarias para a realização da Pré-conferência. “Esta Pré-Conferência direcionada exclusivamente a crianças é inédita em nosso município e contou com atividades projetadas especificamente para esta faixa etária. Eventos desta natureza têm um caráter informativo e o objetivo de incentivar a participação e promover o protagonismo infantil”, explicou. Durante o evento, Fernanda contou para as crianças presentes, diversas histórias interativas, cantou e apresentou teatro com temas relacionados aos direitos e deveres da criança e posteriormente as dividiu em grupos, onde confeccionaram cartazes ilustrando os direitos e deveres que eles consideram que as crianças têm e que devem ser respeitados pela sociedade. Os cartazes feitos durante a atividade serão levados para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 09 de novembro, no CSU, das 08h às 16 horas.

Publicidade

Parceiros