DIÓGENES E SAFERA CUMPREM AGENDA EM BRASÍLIA

ACE Ourinhos 28/10/2011 - 21:49:46 Cidade

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Correa Leite, e o coordenador de Serviços Urbanos, José Roberto Nunes (“Safera”), estiveram em Brasília durante a semana para tratar de assuntos de interesse do município. Na agenda de compromissos, os representantes da PMO estiveram visitando vários gabinetes de deputados federais e tiveram um encontro com o senador pelo Estado de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira.

O senador fez questão de perguntar sobre o andamento das obras de revitalização da praça Mello Peixoto, cujo recurso para reforma, da ordem de R$ 750 mil, foi viabilizado por ele na época em que ocupou a chefia da Casa Civil de São Paulo.

Diógenes e Safera tiveram ainda o privilégio de receber o convite do senador para acompanhar no plenário do Senado Federal uma sessão histórica, onde foi aprovada por unanimidade a criação da chamada “Comissão da Verdade”. Como relator do Projeto de Lei, Aloysio Nunes fez a apresentação do seu parecer por mais de duas horas, sendo aclamado pelos demais senadores.

A Comissão da Verdade será composta por sete membros designados pela Presidência da República com o objetivo de apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. A comissão terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos. Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações a órgãos públicos, inclusive sigilosas, convocar testemunhas, realizar audiências públicas e solicitar perícias.

O grupo não terá poderes para punir agentes da ditadura. As investigações incluem a apuração de autoria de crimes como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres, perdoados com a Lei da Anistia, de 1979.
Segundo o relator da proposta no Senado, senador Aloysio Nunes Ferreira, a comissão terá como objetivo "efetivar o direito à memória e à verdade histórica" e "promover a reconciliação nacional".

"Temos uma ferida que não vai se fechar nunca, qualquer que seja o resultado da comissão", disse o relator. "Queremos encontrar resposta para mistérios que convivemos e não podem persistir na democracia", completou.

O secretário Diógenes Correa Leite relatou a satisfação de poder estar presente nessa sessão histórica na capital federal. “Jamais imaginei participar de uma sessão como essa. Foi tocante ouvir os relatos do senador Aloysio, que já sofreu na pele as agruras da ditadura militar e acompanhar a emoção de ex-perseguidos e familiares de desaparecidos que acompanharam a sessão. A Comissão veio passar a limpo um período que violou todos os direitos humanos no nosso país”.

Safera também comentou a oportunidade proporcionada pelo convite do senador para prestigiar a votação que ficará marcada como ponto de partida para se desvendar muitos fatos obscuros que ainda são um tabu na história do Brasil. “Além de tratarmos de assuntos importantes para o município junto aos deputados federais, tivemos essa honra de acompanhar a defesa do relatório feita pelo senador Aloysio. Esse projeto será de fundamental importância para o fortalecimento da democracia brasileira” .


Publicidade

Parceiros