TOSHIO RECEBE PRÊMIO DE RECONHECIMENTO DE BOAS PRÁTICAS NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO DURANTE O PRÊMIO “PREFEITO INOVADOR”

Prefeitura M. de Ourinhos 09/11/2011 - 22:45:17 Cidade

Ourinhos foi um dos 31 municípios contemplados do todo o Brasil, cuja cerimônia contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito de SP, Gilberto Kassab

Na noite de terça-feira, 09, o Prefeito Toshio Misato, acompanhado pelo Coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Robert de Oliveira Casemiro, participou da cerimônia do Prêmio “Prefeito Inovador” em São Paulo, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Microsoft, Intel e Symnetics, cujo evento tem a proposta de estimular o uso das ferramentas de TI na prestação de serviços públicos de qualidade e estimular o compartilhamento de boas práticas de gestão. A cerimônia contou com a presença do Presidente da Gerdau e criador do Prêmio “ Prefeito Inovador”, Jorge Gerdau, do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além dos prefeitos e representantes das cidades finalistas, dentre outras autoridades. Durante a solenidade, o Prefeito Toshio recebeu em nome da Prefeitura de Ourinhos, o Prêmio de reconhecimento de boas práticas no uso das tecnologias da informação, tendo sido uma das 31 prefeituras contempladas dentre as 74 inscritas, em todo o Brasil, por seus projetos inovadores. Entre elas, estão municípios de Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O Prefeito Toshio Misato destacou o significado do prêmio de reconhecimento recebido pela Prefeitura de Ourinhos. “ É um orgulho e uma honra sermos reconhecidos como um município que estimula o uso das ferramentas de TI na prestação de serviços públicos de qualidade e o compartilhamento de boas práticas de gestão, sendo escolhidos dentro de um universo de 74 prefeituras em todo o Brasil, muitas delas de maior porte que Ourinhos. Sem dúvida é um dos prêmios mais importantes e significativos que já recebi, como Prefeito de Ourinhos e uma grande conquista para o povo ourinhense”.

Principais ações da Prefeitura de Ourinhos
Ourinhos foi uma das 31 cidades escolhidas pela inovação digital nos seguintes setores avaliados: Saúde, Educação, E-Gov, Saneamento Básico e Meio Ambiente. Os exemplos práticos nestas respectivas áreas foram: Variedades de Serviços Eletrônicos aos munícipes (certidões, abertura de empresas, nota fiscal, Nota Fiscal Eletrônica, Sistema de Gestão de Demandas, Geoprocessamento (mapas temáticos), Controle Digital de Semáforos e o SIFAM (Integração completa com ferramenta de gestão online entre todas as Secretarias)

Cidades eleitas pelo Prêmio “ Prefeito Inovador”
Durante o Prêmio “ Prefeito Inovador” a Prefeitura de Curitiba-PR, foi eleita como Vencedora Nacional na edição 2011 do Prêmio Prefeito Inovador, pelos esforços para a melhoria dos serviços oferecidos na área de educação, transporte e saúde. Ao lado da capital paranaense, representantes das prefeituras de Piratuba (SC), Jundiaí (SP), Itu (SP) e Campo Grande (MS), também ganhadoras da premiação, estiveram em São Paulo para receber as homenagens pelos investimentos feitos na informatização dos processos e pelas melhorias alcançadas nos serviços municipais. Com laboratórios de informática instalados em todas as unidades de ensino da rede municipal, o destaque da capital paranaense está na criação do programa “Digitando o Futuro”, que disponibiliza a estrutura das escolas para a promoção de atividade educacionais nos finais de semana e férias para a comunidade. Na área de saúde, a capital paranaense está a frente pelo sistema eletrônico que permite o agendamento de consultas e exames, além da visualização de prontuário eletrônico médico e odontológico em todas as unidades de saúde do município. O uso de TI ainda é usado para promover o georefereciamento, melhorias no transporte coletivo e o desenvolvimento de plataformas que ampliam possibilidades na prestação de serviços à população, como a manutenção da Sala de Gestão, que oferece maior agilidade dos processos durante o período de abertura de empresas e pelo Sistema 156, central de atendimento, que fornece informações a todos os cidadãos.

Premiados por categorias
Eleito na categoria de cidades com até 25 mil habitantes, o pequeno município catarinense de Piratuba (SC) foi reconhecido por investir na informatização dos serviços e no uso da Tecnologia da Informação para promover a melhoria dos processos públicos. A cidade, com pouco mais de 4,5 mil habitantes, apostou na inclusão digital para melhorar os resultados na educação municipal, inserindo temas como sustentabilidade na grade curricular, e na priorização do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde municipal. Seguindo o mesmo modelo, o município de Itu (SP) venceu concorrentes na categoria que compreende municípios de 25 mil a 200 mil habitantes por apresentar projetos referências nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Além de aderir a novos métodos de ensino, a prefeitura é responsável pelo funcionamento da Universidade do Trabalhador e avanços no sistema público de saúde, a partir da instalação do prontuário eletrônico e do sistema de controle de medicamentos. Investimentos nas mesmas áreas aliadas ao bom uso da TI renderam a Jundiaí (SP) a vitória entre cidades que possuem de 200 mil a 500 mil habitantes. O sétimo maior município fora da Grande São Paulo foi reconhecido pela implantação de laboratórios de informática e pela compra de equipamentos de última geração para as unidades de ensino. Iniciativas inovadoras em prol da segurança pública, como a instalação da Gestão de Inteligência Municipal, um centro com 70 câmeras de monitoramento e 40 viaturas com GPS para controlar vias da cidade também foram responsáveis pela conquista. Com laboratórios de informática já implantados em todas as escolas do município, Campo Grande (MS) foi a vencedora na categoria que elege prefeituras de cidades com mais de 500 mil habitantes. A capital sul-mato-grossense se destacou na área de educação pelo estímulo dado a alunos e professores para a criação de blogs e pela criação de uma plataforma de formação, que permite o aprimoramento e a aprendizagem virtual dos estudantes.

Fonte: www.mbc.org.br

Publicidade

Parceiros