OURINHOS É 74º NO INDÍCE DA FIRJAN

Prefeitura M. de Ourinhos 09/11/2011 - 23:01:58 Cidade

Ourinhos é o 74° melhor colocado do Estado de SP, dentre os municípios com desenvolvimento alto e moderado, segundo Índice FIRJAN

O município também está entre as 108 cidades brasileiras com melhor índice de desenvolvimento. De acordo com pesquisa divulgada no último dia 03, pelo site www.firjan.org.br, Ourinhos ocupa a 74º melhor colocação dentre os municípios do Estado de São Paulo com melhor índice de desenvolvimento alto e moderado e o 108° em todo o Brasil, segundo o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal). Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – baseado em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal. As estatísticas oficiais mais recentes e que foram divulgadas na semana passada, são referentes ao ano de 2009.

Evolução de Ourinhos entre 2007 e 2009
Na enquete anterior do Índice FIRJAN divulgada em 2010 e relativa ao ano de 2007, Ourinhos aparecia na 217ª colocação nacional e na 137ª posição estadual. No período entre 2007 e 2009, Ourinhos saltou para 108ª colocação nacional, dentre mais de 5 mil municípios brasileiros e para a 74ª posição em nível estadual, resultados que refletem o desenvolvimento econômico e social do município nos últimos anos.

Importância dos resultados
O Prefeito Toshio Misato ressaltou a importância dos resultados obtidos por Ourinhos no Índice FIRJAN. “ Recebo estes resultados com muita alegria e orgulho, pois eles refletem o trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos anos, investindo de forma ostensiva na Saúde e na Educação, que são dois fatores determinantes para nesta avaliação. Além disto, também houve o aumento da oferta de empregos e da renda no município, que demonstra a confiança que os empresários passaram a ter para realizar novos investimentos, que geraram novos empregos e mais desenvolvimento econômico ao município nos últimos anos”, frisou. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Augusto Perino, afirmou que a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada foi fator decisivo para os bons resultados apresentados por Ourinhos no Índice Firjan. “ Sem dúvida, esta parceria entre a Prefeitura, realizando um trabalho sério, dando prioridade ao investimento nos setores da Saúde e Educação e a iniciativa privada, por meio dos empresários que reconheceram este trabalho e passaram a fazer novos investimentos em nossa cidade, foi fundamental para o êxito refletido nesta enquete do Índice FIRJAN, que coloca Ourinhos como uma das 74 melhores cidades do Estado e entre as 108 melhores municípios de todo o Brasil, dentre os mais de 5 mil existentes em todo o país” elogiou. O Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro destacou o resultado obtido por Ourinhos na área de Educação, um dos fatores avaliados pelo Índice Firjan. “ Na área de Educação, Ourinhos obteve o índice de 0,8944, ou seja, acima de 0,8, que é considerado de alto desenvolvimento, segundo o Índice FIRJAN, o que demonstra o grande trabalho que vem sendo feito pela gestão do Prefeito Toshio Misato, priorizando o investimento na educação pública de nossa cidade”, frisou.

Origem do estudo
A origem do estudo do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal se deu em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Dos 1.668 municípios do Sudeste, 19% estão no grupo dos 500 maiores IFDMs ao lado de 11,7% dos 1.188 municípios do Sul e 6,5% dos 465 do Centro-Oeste. Sul e Sudeste, que reúnem 51% dos municípios brasileiros, predominam na lista com 91,2% de participação. O Estado de São Paulo é o que tem mais representantes no ranking dos 500 melhores (261 municípios), seguido por Rio Grande do Sul (65), Santa Catarina (39), Paraná (35) e Minas Gerais (32).


Publicidade

Parceiros