RECICLA OURINHOS REPRESENTARÁ O PAÍS EM EVENTO INTERNACIONAL SOBRE COLETA SELETIVA E INCLUSÃO SOCIAL

assessoria 14/11/2011 - 15:51:14 Cidade

Em plena era da sustentabilidade, a cidade de Ourinhos dá exemplo ao tornar-se referência nacional e internacional na questão da coleta seletiva de lixo.

A parceira entre a prefeitura municipal, a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) e a Cooperativa de Catadores Recicla Ourinhos vem rendendo resultados cada vez mais expressivos, graças a uma política de inclusão social que teve sua origem com a Lei criada no governo do ex-presidente Lula que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ourinhos foi uma das cidades pioneiras a aderir à Lei. Desde então, a cooperativa de catadores passou a integrar o sistema de limpeza urbana, trabalhando em conjunto com a SAE (Superintendência de Água e Esgoto). Dessa forma, foi possível ampliar o número de regiões atendidas pela coleta seletiva e melhorar as condições de trabalho dos catadores, proporcionando-lhes salários fixos e direitos previdenciários.

O modelo de trabalho entre a Recicla Ourinhos e o poder público recebeu elogios do próprio ex-presidente Lula, que declarou durante o “2º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras”, realizado em junho deste ano, que a parceria deve servir de exemplo para outros municípios do país.

Desde então, a Recicla Ourinhos passou a relatar a experiência profissional em diversos eventos no Brasil e também no exterior. No próximo dia 24 de novembro, catadores da cooperativa e o diretor de limpeza urbana da prefeitura, Flávio Godoi, foram convidados para falar sobre o trabalho desenvolvido na cidade durante a décima edição do evento internacional “Lixo e Cidadania”, que será realizado na cidade de Belo Horizonte (MG).

Ourinhos foi escolhida para relatar sua experiência e representar o país no Fórum “A Sustentabilidade da Coleta Seletiva com a Inclusão Socioprodutiva dos Catadores de Material Reciclável”. Além do Brasil, Índia e Peru também vão expor as políticas de trabalho adotadas.

O evento irá receber mais de 2 mil catadores de materiais recicláveis de todas as regiões do país, além de delegações internacionais. O encontro tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o papel do catador enquanto agente social, ambiental e econômico.

Publicidade

Parceiros