PROFESSORA DA FATEC OURINHOS APRESENTA ARTIGO EM CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Eunice Corrêa Sanches Belloti 16/11/2011 - 16:49:07 Cidade

A professora da FATEC OURINHOS, Elaine Pasqualini, doutoranda pela UNESP/Marília, apresentou um artigo intitulado ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO PARA UNIVERSITÁRIOS, em co-autoria com sua orientadora profª Dra Sandra Regina Gimeniz-Paschoal e com o aluno da FATEC OURINHOS, Pedro de Arruda Moreira.

Com o tema “Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, representações sociais e práticas”, o X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais – Educação – SIRSSE, foi realizado, de 07 a 10 de novembro de 2011, na PUCPR-Curitiba.
O EDUCERE surgiu em fins de 2000, após a realização da semana acadêmica do Curso de Pedagogia, realizada na PUCPR. A criação do EDUCERE se deu a partir da constatação de que formação de professores e trabalho docente, em perspectivas políticas, históricas, teóricas e metodológicas vinha se constituindo no eixo da discussão dessas semanas e despertando o interesse de alunos da pós-graduação em relação às discussões.

O evento, historicamente, tem aproximado os docentes e os alunos da Educação Superior, além de oportunizar um fórum permanente de discussões com apresentações das pesquisas e relatos de experiência entre os professores e os estudantes de Pós-Graduação, da Pedagogia, das Licenciaturas e da Educação Básica. Com essa articulação busca aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

O artigo versa sobre o trabalho da professora Elaine, que tem como objetivo elaborar e avaliar uma animação computadorizada sobre acidentes de trânsito, mais especificamente sobre velocidade, distância percorrida durante o tempo de reação, distância de frenagem e distância total de parada, destinada a universitários.

A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de ensino superior e participaram 37 universitários. Elaborou-se uma animação computadorizada por meio de um método que corresponde ao design instrucional e um questionário avaliativo com 6 questões objetivas e 2 dissertativas sobre conteúdo, objetivo e facilidade de uso da animação, entre outros. Os universitários usaram a animação e em seguida preencheram o questionário.

Como resultados, foi elaborada uma animação com 6 telas, nas quais os participantes interagiam, e as avaliações mostraram que os conteúdos apresentados foram muito bom (43,24%) e bom (54,05%), os objetivos da animação foram atingidos (97,30%) e foi fácil usar a animação (97,30%). Os aspectos positivos indicados foram: bem elaborada e de fácil compreensão (18,92%), facilitou o entendimento por meio de imagens animadas (13,51%), ajudou a esclarecer o assunto (8,11%), foi interativa (8,11%), de fácil uso e execução (8,11%), entre outros.

Concluiu-se que foi possível elaborar e avaliar em todos os seus aspectos uma animação para o ensino superior sobre temática pouco estudada, e que foi avaliada de forma positiva pelos universitários, podendo ser utilizada em estratégias educativas para tratar do excesso de velocidade e os perigos derivados.

Realizado em parceria com X EDUCERE e parte integrante das atividades da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente alocada no CIERS-ed, a 1ª edição do SIRSSE surge, justamente, no ano em que se comemoram os 50 anos da teoria das representações sociais, com os seguintes objetivos: disseminar o conhecimento resultante de pesquisas na área; aprofundar os estudos pautados na teoria das representações sociais para área de educação; ampliar os grupos de pesquisa da área de representações sociais e educação; e promover uma reflexão acerca da formação de profissionais da educação, informou a profª Elaine.

Ourinhos, 16 de novembro de 2011

Eunice Corrêa Sanches Belloti
Assessoria de Relações Públicas

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