CIRURGIA REALIZADA PELO “VIVER MELHOR”, RECUPERA VISÃO DA PEQUENA MARIA EDUARDA

Prefeitura M. de Ourinhos 18/11/2011 - 15:18:27 Cidade

A partir do diagnóstico precoce possibilitado pelo projeto “Viver Melhor” do Fundo Social de Solidariedade, a pequena Maria Eduarda, de apenas 3 anos, aluna do NEI Carlos Ferreira Felipe, conseguiu fazer neste 2º semestre, a cirurgia para corrigir o estrabismo, graças a importante parceria da Associação Mulher Unimed de Ourinhos (AMU). Na tarde do dia 11, a Presidente do FSS, Yoko Misato acompanhada de voluntários e dos parceiros, a AECO e a AMU, foram visitar a Maria Eduarda, ficando encantadas com o resultado obtido, pois quem conheceu a aluna anteriormente, jamais diria que ela teve estrabismo. Implantado em agosto de 2010, o Projeto Viver Melhor tem como objetivo detectar precocemente, por meio de testes de acuidade visual para análise de dificuldades de visão como o estrabismo. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yoko Misato revela a satisfação pelo resultado positivo da cirurgia do “Viver Melhor”. "O caso da Maria Eduarda inspirou a realização deste Projeto no ano passado e ver que a cirurgia possibilitou a cura do estrabismo nos enche de orgulho e amor. Agradeço a importante parceria da Associação Mulher Unimed que se sensibilizaram com o problema e se disponibilizaram a nos ajudar com esta cirurgia e a AECO pela parceria no Yakisoba que sempre possibilita ao Fundo Social realizar projetos como esse, que garantem um melhor futuro para as nossas crianças, sem problemas visuais que possam prejudicar seu desempenho escolar. A solução do caso de Maria Eduarda foi emblemática para demonstrar que os problemas não são tão difíceis de resolver, quando somamos forças com novos parceiros”, conclui.

Parcerias de Solidariedade

A Presidente da Associação Mulher Unimed de Ourinhos, Maristela Miranda Bernardeli, destaca o grande significado desta parceria com o Fundo Social. “É um projeto maravilhoso, de recuperar ainda na primeira infância, a visão das crianças. Fazemos questão de continuar parceiros da Yoko nesse projeto para o ano que vem, que tanto bem faz”, frisou Maristela. A Presidente do Funji Kai, Yoko Nakagawa se emocionou durante a visita a pequena Maria Eduarda. “É muito emocionante ver o resultado do nosso trabalho, de saber que podemos ajudar essas crianças. Agradeço essa parceria entre o Fundo Social e a AMU, porque pagar uma cirurgia como essa não é qualquer um que consegue. É muito bom poder ajudar. Eu a conheci antes da cirurgia e se não falar que ela tinha problema, agora não dá pra perceber, ficou muito bom”. Também estiveram presentes na visita à Maria Eduarda, o Secretário de Educação Paulo Henriques Chíxaro, a Vice-Presidente da AMU Adenir da Cunha Maita, a psicopedagoga Marta Augusta Lima que foi coordenadora do “Viver Melhor”; as Voluntárias e Conselheiros do Fundo Social e membros e representantes da AECO.

Balanço “Viver Melhor”

O Projeto Viver Melhor concluiu o atendimento de todas as crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas 14 creches de Ourinhos. Das 933 crianças matriculadas na rede municipal, 815 foram examinadas pela ortóptica Drª. Solange Ferracota e 100 destas que passaram por consultas oftalmológicas, com exames mais minuciosos no Oftalmo Centro pela Drª Adriana Ferracota, oftalmologista especialista em estrabismo, parceiras do FSS no “Viver Melhor”. Este índice de encaminhamento para avaliação oftalmológica correspondeu ao esperado, pois 12% das crianças nesta idade apresentam variações na visão que necessitam de acompanhamento médico. Os atendimentos destas 100 crianças foram divididos em dois mutirões, realizados em 02/05 e 17/10 deste ano e 27 crianças tiveram óculos receitados, cinco tiveram indicação de uso de tampão e um caso cirúrgico, que foi o da pequena Maria Eduarda. Após a finalização dos atendimentos triados em 2010, a Drª Solange já iniciou nova avaliação das crianças nas creches da Rede Municipal de Ensino, dando início ao “Viver Melhor” 2011, para que mais alunos na faixa etária de 0 a 3 anos também possam ser contemplados com este exame gratuito no diagnóstico e tratamento do estrabismo, tanto nos casos congênitos, bem como nos adquiridos e nos pós-traumáticos. Na nova triagem, 10 alunos já passaram por consulta oftalmológica, realizando exames completos tais como: refração, mapeamento de retina e biomicroscopia.

Publicidade

Parceiros