SUSTENTABILIDADE: MORADORES DO JD. ITAMARATY ADEREM AO PROJETO “CANTEIRO DOLIDÁRIO”

Prefeitura M. de Ourinhos 29/11/2011 - 16:45:19 Cidade

Com grande adesão da comunidade do Jd. Itamaraty, aconteceu na manhã do dia 25 de novembro, a primeira colheita de legumes e verduras do “Canteiro Solidário – Plante esta ideia, colha saúde”, com as presenças do Prefeito Toshio Misato e da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yoko Misato, juntamente com os parceiros desse projeto. O projeto do Canteiro Solidário se desenvolveu rapidamente, já que faz apenas 90 dias que o terreno para a horta foi preparado e as mudas plantadas. Esse projeto do Fundo Social é piloto e foi desenvolvido na Associação de Moradores do Jardim Itamaraty. Toshio parabenizou o Fundo Social, as Secretarias Municipais e os Parceiros pela realização do Canteiro Solidário. “Esse projeto é simples, mas tem uma ação efetiva e conscientiza as pessoas a reciclarem o lixo em troca de verduras e mudas, incentivando a fazer a horta em casa. Os propósitos positivos desse projeto são muitos, porque gera a vontade das pessoas se alimentarem de maneira saudável, em reciclar o lixo e a plantar, que é um gesto importante, afinal mostra o processo de germinação, do crescimento de uma planta. Fico feliz em ver a comunidade participar e a Associação de Moradores do Itamaraty que se envolveu de corpo e alma neste projeto”, destacou. Durante a colheita, Yoko ficou bastante emocionada e ressaltou a importância do projeto para a melhora na qualidade de vida das pessoas. “Estamos em consonância com a preocupação mundial de se combater a obesidade e a proposta do projeto é bem simples e voltada para uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Além disso, transformamos a Associação do Itamaraty num Ecoponto, onde as pessoas podem trazer os materiais recicláveis e receber em troca verduras e mudas de alface. Ao distribuirmos as mudas, estamos incentivando a população a plantar o 'Canteiro em sua casa', porque o Fundo Social não quer apenas distribuir verduras, mas ensinar as pessoas a plantarem também”, explicou Yoko.

“Câmbio Verde”

O Fundo Social juntamente com a Associação de Moradores do Jardim Itamaraty estabeleceu que para receber a verdura, as pessoas devem levar materiais recicláveis como papelão, latinhas de alumínio, papel, dentre outros, ou óleo de cozinha usado em garrafa pet de 2 Litros, mas não precisa estar completa de óleo. Até antes mesmo da colheita, os moradores entenderam o apelo do Fundo Social e levaram materiais recicláveis na Associação de Moradores, lotando quatro sacolas grandes, que foram coletados pela Cooperativa 'Recicla Ourinhos', parceira também neste projeto do Canteiro Solidário.

'Canteiro em sua casa'

Como desdobramento do Canteiro Solidário, no dia 25, aconteceu a distribuição de mudas de alfaces como incentivo para as pessoas plantarem nos quintais das casas ou em espaços disponíveis das casas como vasos, por exemplo, denominado ‘Canteiro em sua casa’. A expectativa do Fundo Social é que nasça deste projeto a possibilidade de geração de renda para as pessoas. Sob comando da Diretora Técnica, Drª Suely Gomes Ferreira, os reeducandos do Centro de Ressocialização – CR, além de terem preparado a terra para a realização do canteiro, agora também são os responsáveis pelo cultivo das mudas de alfaces que estão sendo distribuídas no “Canteiro em sua casa” pela Associação de Moradores do Itamaraty.

Envolvimento

O Fundo Social contou com as importantes parcerias das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos por meio do Secretário Aparecido de Jesus Bruzarosco e Meio Ambiente e Agricultura por meio do Secretário Diógenes Corrêa Leite. Também prestigiaram o evento da Colheita do Canteiro Solidário no Itamaraty, O Secretário de Esporte Evaldo Pereira, o Superintende da SAE Haroldo Maranho, os Coordenadores de Serviços Urbanos José Roberto Nunes e Amauri Gati e Maria de Lurdes Juliano e Sônia Salina do CRAS III representando a Secretária de Assistência Social Belkis G. S. Fernandes e o Presidente da Associação de Moradores do Itamaraty, Carlos Castro. Todos os participantes durante a colheita dos legumes e verduras, elogiaram o projeto “Canteiro Solidário” do Fundo Social no Itamaraty.




Publicidade

Parceiros