APAE PRESTA HOMENAGEM AO VEREADOR VADINHO

da reportagem 30/11/2011 - 19:07:35 Cidade

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) fez homenagem na semana passada, a diversos colaboradores da entidade, entre políticos, autoridades e empresários. Foi durante uma tarde de reunião da associação com os pais e responsáveis pelos assistidos onde aproximadamente 400 pessoas participaram.

Foram homenageados o presidente do Poder Legislativo, Edvaldo Lúcio Abel, o Vadinho, a Secretária da Saúde Lúcia Tutui, a vice-prefeita Belkis Fernandes Gonçalves, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, Primeira-Dama Yoko Misato, entre outras autoridades. O presidente da Câmara, assim como os demais, fez pronunciamento em que destacou o papel da APAE no apoio a portadores de deficiência e pediu ainda mais empenho das autoridades, no sentido de dar maior auxílio à a APAE, salientando entre outras, a necessidade da construção de um refeitório centralizado naquele local. Vadinho já havia solicitado à prefeitura , em março deste ano, o repasse à APAE, referente a sua verba parlamentar do ano de 2011, no valor de R$ 100.000,00, para execução do Centro de Reabilitação e demais serviços na instituição. Também é de autoria deste vereador, o Projeto de Lei 37/2011, já aprovado pelo legislativo, vetado pelo prefeito, porém com rejeição do veto pelos vereadores, que autoriza o Poder Executivo, por intermédio da SAE – Superintendência de Água e Esgoto, , a receber doações de seus usuários à APAE. Vadinho explicou que não é obrigatório doar, mas quem o fizer deverá estipular, o valor da sua contribuição. Para a diretora técnica da APAE Vera Lima, este apoio é fundamental para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, melhorando a infraestrutura, minimizando alguns problemas. A homenagem foi uma forma de apresentar aos pais e responsáveis, algumas das pessoas que colaboraram com a entidade nos últimos anos, onde a ajuda foi de grande importância para a APAE. A instituição em forma de reconhecimento à esses colaboradores, batizou algumas das salas da entidade com o nome de cada um, colocando placas de identificação. Os homenageados ficaram muito felizes e agradeceram o presente.

APAE

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma sociedade civil e filantrópica, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência mental. A APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em 2 mil municípios em todo o território nacional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das APAEs, mostrou que a APAE é conhecida por 87% dos entrevistados é tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na Rede Pública de Saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, e a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.



Publicidade

Parceiros