ANIVERSÁRIO DE 93 ANOS DE OURINHOS É COMEMORADO NA NOVA PRAÇA MELLO PEIXOTO

Prefeitura M. de Ourinhos 14/12/2011 - 17:21:38 Cidade

Prefeito Toshio prestigiou o Concerto com a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí regido pelo maestro José Antonio Pereira

Um belíssimo espetáculo com a queima de fogos de artifícios e rojões, na noite desta terça-feira, 13, na nova, moderna e atraente Praça Mello Peixoto, abriu o Concerto da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, em comemoração aos 93 anos da cidade de Ourinhos, que recebeu como grande presente a construção da nova Praça, esta que foi, durante muitas décadas, o ponto de encontro da juventude da cidade e agora recebeu um carinho especial do Prefeito Toshio Misato, através de um novo desenho urbanístico, totalmente conectado com a modernidade, preservando suas árvores centenárias e ganhando muitas flores, voltando a ser um local de encontro de famílias e amigos. O Prefeito Toshio, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yoko Misato, sua filha Fabiana e seu neto Guilherme, assim como a Vice-Prefeita, Belkis Gonçalves Fernandes; a Secretária de Cultura Neusa Fleury; Secretários Municipais; os Vereadores Antonio Amaral Junior, Frednês Corrêa Leite, Flávio Luiz Ambrozim e centenas de pessoas, se acomodaram por toda a Praça Mello Peixoto e prestigiaram o brilhante concerto, sob regência do maestro José Antonio Pereira. A munícipe, Célia Garcia, que mora em Ourinhos há 30 anos parabenizou a cidade pelos seus 93 anos, elogiou Praça e o Concerto da Banda de Tatuí. “Achei que foi tudo muito bem preparado. Com certeza deu muito trabalho, mas valeu a pena, está tudo perfeito. A praça ficou muito bonita, nem parece a antiga. Adoro música, a banda está linda. Me considero ourinhense de coração”, declarou. Wilson Ferraz Bueno também gostou do concerto. “Esse é o maior presente que Ourinhos e região podiam receber do nosso Prefeito Toshio. Gostei dos fogos, foi maravilhoso, nunca tinha visto tantos assim, me emocionei”.

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de sopros e percussão com cerca de, em média, 17 anos de idade. Este grupo pedagógico está em funcionamento desde a década de 60 e realiza a prática de conjunto em três níveis: iniciação, intermediário e avançado. Seu objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. Ela torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, visando além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico em todos os outros cursos da grade curricular. Desde 1983 está sob orientação do maestro José Antonio Pereira e vem apresentando-se em diferentes municípios do Estado de São Paulo. Seu diferencial é o repertório – o que atrai grande público. No ano de 2.010, realizou diferentes concertos especiais, dentre os quais destacam-se os que homenagearam jovens compositores e o “Rock in Concert”, com uma seleção especial do gênero arranjada especialmente para esta formação. A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí foi, por duas vezes, premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – nos anos de 1978 e 1985 – como o melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo. O maestro José Antonio Pereira é mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp e atuou como coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília. Fez cursos de pós-graduação - latu senso - em metodologia de ensino e psico-pedagogia, tendo sido, posteriormente, professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação. É maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986. Entre os muitos prêmios que recebeu e apresentações que coordenou com este grupo pedagógico, se destacam o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o Rei da Suécia em 1985. Atualmente, é regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

Publicidade

Parceiros