PREFEITURA ADQUIRE PICADOR PARA PROCESSAMENTO DOS RESÍDUOS DE PODA E CORTE DE ÁRVORES

Prefeitura M. de Ourinhos 27/12/2011 - 18:06:59 Cidade

Utilização do equipamento atende Legislação de Política Nacional de Resíduos Sólidos e visa aumentar vida útil do aterro sanitário do município

A Prefeitura, por meio da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura adquiriu um picador de resíduos vegetais, cujo equipamento impede que os resíduos provenientes da poda e corte das árvores sejam encaminhados ao aterro sanitário, aumentando desta forma, a vida útil do aterro no município. A utilização do equipamento atende legislação federal que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como um dos objetivos principais reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para os aterros sanitários. O picador está sendo instalado dentro de um galpão localizado no aterro sanitário do município que já está em fase de acabamento e trará ganho ambiental ao município. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, outro fator positivo é que o subproduto da trituração tem grande valor agregado e possui várias utilizações tais como: a adubação orgânica, cobertura vegetal (paisagismo) e energia (briquete), além de servir como fonte de energia pra diversos setores da Administração Municipal.

Importância do equipamento
O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Diógenes Corrêa Leite ressaltou a importância da aquisição do picador de madeira para o município. “Este aparelho fará com que todos os resíduos de poda e corte de árvore não sejam mais destinados ao aterro e possam ser reaproveitados para outras utilizações dentro da própria Prefeitura. Desta forma, o município está se adequando as políticas de resíduos sólidos no âmbito federal e estadual através da auto monitoramento do aterro sanitário pertencente a diretiva de Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul, cuja prática beneficiará toda a população, uma vez que reduzirá o impacto para o meio ambiente de nossa cidade”, explicou.

Publicidade

Parceiros