PREFEITURA FAZ ARRASTÃO DE COMBATE À DENGUE EM 6 BAIRROS EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 08/02/2012 - 18:30:47 Cidade

Dando continuidade a intensificação das ações de combate à Dengue em Ourinhos, iniciada no último mês de janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde já promoveu no início desta semana, arrastões no Jd. Itajubi, Jd. Colorado, Jd. Josefina, Jd. Beatriz, Jd. Colúmbia e na quarta-feira, 08, iniciou o trabalho na Vl. Brasil e até sexta-feira, 10, deverá fazer o arrastão no CDHU, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada, os agentes de saúde fizeram arrastões nos bairros da Vl. Nova Christoni, Vl. Christoni, Vl. Nova Sá, Jd. Flórida e Vl. Marcante, recolhendo durante a ação, cerca de 22 caminhões de materiais inservíveis dos imóveis, cujos objetos poderiam se servir para abrigar criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.

O que é o arrastão?
São visitas domiciliares casa a casa para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, realizadas em áreas de risco ou de maior vulnerabilidade para a infecção por Dengue ou regiões com casos suspeitos ou confirmados, com o objetivo de orientação e inviabilização de criadouros, incentivando os moradores a se desfazerem de materiais inservíveis, sobretudo aqueles que possam servir de criadouro para o mosquito tais como: pneus, lonas, plásticos, garrafas, latas, fogões e vasos sanitários, além de evitar o aparecimento de animais vetores de doenças (ratos) e de animais peçonhentos (escorpiões). Inicialmente foram delimitadas 6 áreas de atuação, cuja ação percorrerá progressivamente outras regiões da cidade, sendo priorizados neste momento, aquelas que tiveram maior incidência da doença em 2011. Durante o arrastão, os agentes de saúde também distribuem aos moradores dos imóveis visitados, o folheto explicativo da Campanha "10 minutos por semana contra a Dengue", implantado pela Secretaria Municipal de Saúde no ano passado, que visa estimular e conscientizar os munícipes a vistoriarem semanalmente seus imóveis, atuando de forma preventiva para evitar que se formem criadouros do mosquito em suas residências.

Retirada de materiais inservíveis
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, diferentemente dos mutirões, as pessoas não devem colocar nenhum tipo de material inservível na calçada. A orientação é para que todos aguardem a visita do agente, que efetuará uma vistoria nas áreas externas do imóvel para identificar e retirar apenas os materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o Aedes Aegypti.

"10 minutos por semana contra a Dengue"
Ajude a combater a Dengue em Ourinhos. Verifique semanalmente em sua residência, locais que podem acumular água, evitando assim que se formem criadouros do Aedes Aegypti.

Publicidade

Parceiros