OURINHOS PARTICIPA DE TREINAMENTO REGIONAL SOBRE DENGUE EM MARÍLIA

Prefeitura M. de Ourinhos 23/11/2010 - 16:15:50 Noticias

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos participaram nos dias 09 e 10 de novembro, em Marília, de um treinamento descentralizado sobre Dengue para os 62 municípios da DRS IX Marília, cujo evento faz parte do Plano de Intensificação das ações de controle da Dengue no Estado de São Paulo para o 2° semestre de 2010. O evento foi organizado pela Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica em conjunto com os Grupos de Vigilância Epidemiológica de Assis e Marília e do Departamento Regional de Saúde - DRS IX Marília, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui e da Diretora da Vigilância Epidemiológica, Lília Sionéia Béccheri. Durante o evento, a Secretária Lúcia Tutui falou sobre o objetivo do Treinamento. “Este treinamento teve como objetivo preparar todos os municípios para as providências a ser tomadas em uma eventual epidemia de Dengue que possa ocorrer em nossa região e no estado de São Paulo”, explicou.
Tutui disse ainda que é muito importante a colaboração da população para que isto não ocorra. “É fundamental que a população nos ajude, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências. Por isso faço um apelo à população ourinhense, para que continuem a tomar os cuidados necessários e possamos não apenas evitar uma epidemia em Ourinhos, mas consigamos manter o baixo índice dos casos de Dengue em nossa cidade, em comparação aos outros municípios de nossa região e de outras cidades do estado de São Paulo”, afirmou.


TEMAS DO TREINAMENTO

Durante os dois dias de treinamento foram realizadas capacitações para os profissionais da Saúde, de acordo com cada área específica de atuação. Confira as capacitações e os temas abordados:

• Médicos de todos os níveis de atenção à saúde, do serviço público e privado e rede suplementar

Tema: Situação epidemiológica no Estado de SP e na região e a Assistência e manejo clínico do suspeito de dengue, com discussão sobre os casos graves e óbitos.
Participantes de Ourinhos: 9 médicos de Ourinhos, sendo 7 da Atenção Básica Municipal e 2 da Associação Santa Casa de Ourinhos.

• Equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) de todos os níveis de atenção à saúde, do serviço público e privado e rede suplementar

Tema: “Situação epidemiológica no Estado de SP e região, e a avaliação de risco e conduta no atendimento do suspeito de dengue na rede de serviços”.
Profissionais de Ourinhos: 23 enfermeiros, sendo 21 dos serviços municipais e 2 das CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) da Associação Santa Casa de Ourinhos e do Hospital UNIMED.


• Gestores Municipais, Diretores e Chefes de Unidades de Serviços

Tema: “Situação epidemiológica no Estado de SP e Região e Estratégias de Organização da Rede de Cuidados do Suspeito de Dengue”.
Participantes de Ourinhos: Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui e 6 diretores/gerentes

Publicidade

Parceiros