ENCERRAMENTO DO ANO DA LEITURA EM OURINHOS SERÁ NESTE SÁBADO, 27/11, NO TEATRO MUNICIPAL

Prefeitura M. de Ourinhos 25/11/2010 - 09:43:45 Noticias

Neste sábado, 27, às 19h30, a Secretaria Municipal de Educação fará o encerramento do Ano da Leitura em Ourinhos, no Teatro Municipal Miguel Cury, com apresentações teatrais e um desafio musical dos alunos da Rede Municipal de Ensino, cujo evento terá a presença dos alunos, pais, mediadores de leitura e será aberto à toda população, com entrada franca. O ano da Leitura em Ourinhos é um projeto realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e desde abril deste ano, realizou diversas atividades de leitura promovidas pelas Unidades Escolares no “Espaço do Professor”, situado no Centro de Convivência Benedicto da Silva Eloy, para alunos da Rede Municipal de Ensino e demais frequentadores.

TEMA DO ANO DE LEITURA

Clarice Lispector foi a escritora escolhida para ser homenageada neste ano caracterizado pelo incentivo à leitura. Para os profissionais da Educação, o Ano da Leitura foi uma maneira a mais de contribuírem para a formação do jovem leitor, pois na condição de educadores e mediadores de leitura, sabem o quanto são significativos projetos como este. A precariedade do repertório de leitura desses jovens representa um dos grandes entraves ao bom desempenho escolar e, portanto, o papel do mediador de leitura é essencial nesse processo.

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS

Os alunos da EMEF “Profº Francisco Dias Negrão” apresentarão a peça teatral com o tema “O Mistério do Coelho Pensante” (1967), uma adaptação do conto de Clarice Lispector. A turma da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” apresentará a peça “A Hora da Estrela”, também uma adaptação do romance da escritora, publicado em 1977. Para abrilhantar mais o evento, alunos das EMEF’s “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e “Profª Amélia Abujamra Maron” farão a exibição de um desafio musical entre Noel Rosa e Wilson Batista, ressaltando assim, a importância da música e a sua contribuição para a formação integral do indivíduo. O ensino musical passará a integrar o currículo da Educação Básica a partir de 2011, na disciplina de Arte. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, acredita que a educação musical promove a sociabilidade, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético e a expressividade, além de introduzir o sentido de parceria e cooperação entre os alunos.

Publicidade

Parceiros