EMEI MANUEL BANDEIRA CONQUISTA 3º LUGAR NO PRÊMIO “CONSTRUINDO A NAÇÃO”

Prefeitura M. de Ourinhos 16/03/2012 - 18:54:57 Cidade

No último dia 12, foi realizada em São Paulo, a entrega do Prêmio “Construindo a Nação 2011-2012”, cujo evento é promovido pelo Instituto da Cidadania do Brasil, a Fundação Volkswagen e a Confederação Nacional das Indústrias, por meio do SESI e uma das escolas contempladas foi a Escola Municipal de Educação Infantil “Manuel Bandeira” de Ourinhos, que conquistou o 3° lugar na Categoria Educação Infantil, com o Projeto “Atitude Cidadã”, idealizado pela Profª Maria Teresa Degaspari Salles. O projeto realizado por Maria Teresa trabalhou a questão da reciclagem ao confeccionar sacolas retornáveis feitas com sacos de farinha. Durante o evento, estiveram presentes para receber o prêmio pela EMEI Manuel Bandeira, a Profª Maria Teresa Degaspari Salles e as alunas representantes dos demais alunos, Ana Júlia dos Santos Moreira, Heloá de Lima Cerqueira e Rebeca Moraes, acompanhados dos responsáveis Lindaura Neves dos Santos, Érica Lima Santos e Bianca Flauzinho Zandoni Moraes, respectivamente. A premiação contou ainda com as presenças do Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, Professoras Cassiany Amaral Navas Leite e Valdene de Fátima Lopes Reis (Secretaria Municipal de Educação); a Diretora da EMEI Manuel Bandeira, Profª Simone Fernandes A. Crisci Manzano; a Coordenadora Pedagógica, Profª Marta Oshima; o Profº Lucas Queiróz e a Inspetora de Alunos, Adriana Biondo Rebelato (EMEI Manuel Bandeira).

Importância da premiação
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “é uma honra para Ourinhos, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores que são movidos pelo prazer de ensinar, inovar e realizar. Por isto quero agradecer e parabenizar a todos que estiveram envolvidos, diretamente e indiretamente, com o desenvolvimento do Projeto e em especial a Profª Maria Teresa Degaspari Salles, que foi sua idealizadora e que há tantos anos se dedica à educação municipal, além é claro, do Prefeito Toshio Misato, que apoia e prioriza uma educação de qualidade em nossa cidade”. A Diretora da EMEI Manuel Bandeira, Simone Manzano revelou que ficou surpresa com a premiação. “Nós nos inscrevemos com o objetivo de divulgar o trabalho de nossa escola e da nossa professora Maria Tereza, mas jamais imaginávamos que num universo tão grande de cidades de todo o Estado de São Paulo, pudéssemos conquistar o 3° lugar. Para mim, o 3° lugar teve o gosto de 1° lugar. Fiquei muito feliz e emocionada, pois é o reconhecimento de nosso trabalho e através deste prêmio, levamos o nome de Ourinhos para todo o Estado de São Paulo”, declarou. A Professora Maria Teresa Degaspari Salles, idealizadora do Projeto “Atitude Cidad㔠ressaltou o significado da premiação para a Escola, os alunos e seus familiares. “Foi um momento único, um orgulho para nós educadores, que pudemos representar Ourinhos e sermos premiados num evento desta importância e para os alunos e seus pais, que ficaram emocionados e orgulhosos, e com certeza, será uma lembrança que guardaremos em nossas mentes para toda a vida”, conta.

Origem do Prêmio “Construindo a Nação”
O Prêmio “Construindo a Nação” foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também de sua cidade, estado e país.

Publicidade

Parceiros