RECICLA OURINHOS RECEBE RECURSOS DA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

assessoria 24/03/2012 - 08:44:21 Cidade

Foi realizado na manhã de quinta-feira, 22, na Câmara Municipal, o ato simbólico de repasse do recurso da ordem de R$ 146 mil da Fundação Banco do Brasil para a cooperativa de catadores Recicla Ourinhos. A solenidade lotou as galerias do Legislativo Municipal e contou com a presença do superintendente regional do Banco do Brasil, Marco Túlio Santos Coutinho, do gerente de relacionamento da agência BB de Ourinhos, Marcos Antonio Fidélis de Moraes, da presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yoko Misato, e do vereador Antonio Amaral Junior, o “Toninho do PT”, que foi o anfitrião do evento.

O recurso veio da aprovação do projeto de reestruturação da entidade, desenvolvido pela Recicla Ourinhos, em parceria com a UNESP. Com a verba, foram adquiridas uma empilhadeira, duas motos, duas prensas hidráulicas e uma balança rodoviária. De acordo com Matilde Ramos, os equipamentos, que já estão sendo utilizados, estão amenizando o esforço dos catadores e agilizando a produção. “Levávamos meio dia para carregar um caminhão com 70 fardos. Agora, com a empilhadeira, fazemos o mesmo serviço em uma hora. Além disso, a máquina está fazendo a força bruta, que antes era realizada pelos cooperados. Já as motos, ajudarão na divulgação da coleta nos bairros e a balança vai ser utilizada para atender caminhões de toda a região que necessitam de pesagem”, explicou a presidente da Recicla Ourinhos.

Para o vereador Toninho do PT, “é um grande orgulho ver a cooperativa de catadores crescer e se tornar referência dentro e fora do país graças a parceria de trabalho com o poder público”. Parceria essa que nasceu dentro da Câmara Municipal, enquanto Toninho era o presidente da Casa, e teve a iniciativa de promover discussões a respeito da coleta seletiva no município, envolvendo catadores, representantes dos poderes Legislativo e Executivo, além de entidades parceiras, como UNESP e Cáritas Diocesana. Desses encontros, a antiga associação de catadores virou cooperativa e passou a ser contratada pela prefeitura para prestar serviços ao município. Dessa forma, os catadores abandonaram de vez o lixão e passaram a ter remuneração mensal e direitos previdenciários garantidos.

A primeira-dama e presidente do FSS, Yoko Misato, enalteceu o trabalho dos catadores em Ourinhos e salientou o empenho do poder público para criar condições para que a coleta seletiva seja ampliada no município. Também destacou alguns projetos realizados pelo Fundo Social com o objetivo de fortalecer e promover alternativas de geração de renda para as catadoras de materiais recicláveis da Cooperativa Recicla Ourinhos.

O superintendente regional do Banco do Brasil, Marco Túlio Santos Coutinho, disse que o banco está contribuindo para mudar a vida das pessoas e ainda enfatizou que a Cooperativa Recicla Ourinhos é um exemplo a ser seguido em todo o País. “O banco é uma agência de desenvolvimento do município e essa parceria é sucesso. A vida das pessoas está sendo mudada para melhor e a gente fica muito feliz de estar aqui nesse evento. Acho que Ourinhos é um exemplo a ser seguido. Hoje o Banco do Brasil tem quatro mil parcerias, mas afirmo com certeza que Ourinhos é uma parceria de sucesso”.

Publicidade

Parceiros