IGREJA PRESBITERIANA DE OURINHOS – 50 ANOS SERVINDO AO SENHOR

Eunice Corrêa Sanches Belloti 28/03/2012 - 18:22:22 Artigos

A Igreja Presbiteriana de Ourinhos está aniversariando. Dia 8 de abril completa seu cinquentenário. 50 anos servindo ao Senhor.

OS PRIMÓRDIOS (1955-1956)

Janeiro de 1955. O Presbitério de Botucatu, reunido na vizinha Santa Cruz do Rio Pardo, resolve dar os passos necessários para a abertura de trabalho presbiteriano em Ourinhos. Terminada a reunião do Concílio, o Rev. Domingos Rodrigues Hidalgo, de passagem pela cidade, reúne-se com um pequeno grupo de irmãos presbiterianos aí residentes e com eles celebra o culto. A memorável reunião se dá no dia 25 de janeiro, em casa de Aderbal Ferreira de Oliveira, na Rua Monsenhor Córdoba, 85. Dela participam 11 pessoas, que têm seu nome inscrito nos registros da igreja. Os encontros dos presbiterianos se sucedem. O trabalho prospera. Surge a necessidade de um salão que abrigue o grupo de irmãos, cada vez maior. E os presbiterianos de Ourinhos passam a reunir-se na Rua Paraná, 795. Durante todo o ano, a igreja nascente é assistida pelo Presbitério.

A CONGREGAÇÃO (1956-1962).
Ano de 1956. Mês de janeiro. O Presbitério de Botucatu, reunido em Martinópolis, SP, resolve organizar a Congregação Presbiterial de Ourinhos. Decisão tomada, decisão cumprida, no dia 10 de junho. São arrolados 21 membros comungantes e 14 não comungantes. Compõe-se a mesa diretora da Congregação: presidente, Rev. Joaquim Correia Lacerda; vice-presidente, José Justino de Camargo; secretário, Ibrahin Mamud; tesoureira, Nahim Camargo. Ao longo de seis anos, a Congregação foi assistida por obreiros designados pelo Presbitério. Os anos correm. A casa da Rua Paraná torna-se pequena. É preciso pensar em casa maior. Os presbiterianos de Ourinhos encontram um terreno, adequado ao seu propósito, na Rua 12 de Outubro, 480, na Vila Margarida. Compram-no. Em 4 de dezembro de 1960, é lançada a pedra fundamental do Templo em culto solene. Em 14 de maio de 1961, com o templo em fase de acabamento, a Congregação muda-se da Rua Paraná para a sua nova casa. Em 4 de fevereiro de 1962, o Templo é consagrado, em culto solene.

A IGREJA (1962-2012).
O ano de 1962 estava destinado a marcar a história da comunidade presbiteriana em Ourinhos. Às 20h do dia 8 de abril, tem início a cerimônia de organização da Congregação em Igreja. São arrolados 58 membros comungantes e 18 membros não comungantes. Nasce a Igreja Presbiteriana de Ourinhos. José Antunes de Andrade, João Vieira e Otavio Christone são eleitos presbíteros e formam com o Rev. Joãozinho Thomaz de Almeida o primeiro Conselho da Igreja .

DESTAQUES NA CAMINHADA
Muitos acontecimentos relevantes vêm marcando a caminhada da Igreja, neste meio século de vida. Destaques para os que se seguem.

Pastor. Em 1964, a Igreja recebe seu primeiro pastor residente, eleito em 65, o Rev. Adolpho Anders que conduz o rebanho do Senhor até março de 1968, deixando a marca de sua presença, na igreja e na cidade.

Templo. O primeiro templo é consagrado em 1962. Passa por reforma em 1977, visando a sua ampliação. No mesmo ano (1977) é consagrado o Edifício de Educação Religiosa que recebe o nome de “Rev. Adolpho Anders”, homenagem prestada pela igreja ao consagrado homem de Deus. Mas o tempo não para. Ano de 1986. A igreja é grande, o templo é pequeno. É preciso construir outro, mais amplo. A obra é iniciada em 1987 e totalmente concluída dois anos depois. Em 8 de abril de 1989, é consagrado o novo Templo. A Igreja comemora 27 anos de organização. Filha Dileta. O projeto é antigo. O esforço realizado pela igreja, também. Em 2011, a mãe dá à luz sua filha primogênita. No dia 11 de março, nasce a Igreja Presbiteriana de Vila Odilon, com 73 membros, entre comungantes e não comungantes, todos eles entregues pela Igreja-mãe, juntamente com instalações consolidadas, construídas ao longo de anos abençoados pelo Senhor. Projeto atual. A igreja vem executando arrojado projeto de ampliação de suas instalações. O projeto comporta quatro fases. A primeira e a segunda fases contemplam a construção de salas para abrigarem a Escola Dominical, o Conselho e o Escritório Pastoral. Ao todo, 11 salas. A primeira fase já está concluída; a segunda, em processo de construção. As fases 3 e 4 preveem a construção de uma arena multiuso e a reforma de construção já existente, transformando-a em cozinha e refeitório.

UMA HISTÓRIA BONITA.
Com frequência, a História é registrada do ponto de vista centrado na figura do “herói”. Em relação à igreja, não tem sido muito diferente. O seu fazer se evidencia nas decisões e ações de seus líderes. Este texto não renega tal visão de história. Ao contrário, faz o seu registro e a valoriza, ao tratar da história da Igreja Presbiteriana de Ourinhos. É a “história oficial”. No entanto, há uma história outra que não a oficial. É a história construída por centenas e centenas de presbiterianos que têm vindo aninhar-se à sombra desta árvore frondosa chamada Igreja Presbiteriana de Ourinhos, há meio século. Homens e mulheres, adultos e crianças, gente que vem construindo com sua vida e testemunho a vida desta comunidade. Eles são a história viva da Igreja. É, portanto, justo lembrá-los e valorizá-los. Seus nomes estão inscritos nos registros oficiais da igreja.

ONTEM E HOJE
Hoje, a Igreja Presbiteriana de Ourinhos conta em seu rol com 179 membros. Desenvolve atividades várias e diversificadas, ao longo de toda a semana. Aos domingos, destacam-se a Escola Dominical, no período da manhã, com 152 alunos matriculados, distribuídos por faixa etária e Culto, à noite, encontro de toda a igreja com participação do Coral e de Grupo Musical. Dois pastores dão assistência à igreja: Rev. Sérgio Roberto Bispo dos Santos e Rev. Eduardo Emerich. Igreja Presbiteriana de Ourinhos! 50 anos servindo ao Senhor. Os irmãos de ontem deram início ao trabalho e o consolidaram. Os irmãos de hoje sustentam a obra e assumem o compromisso de expandi-la. Para a Glória do Senhor.


Publicidade

Parceiros