PLENÁRIO APROVA, DE MANEIRA UNÂNIME, A CRIAÇÃO DA “TV CÂMARA” EM OURINHOS.

Câmara M. de Ourinhos 06/04/2012 - 18:23:43 Cidade

EM MEIO A CERCA DE QUATROCENTAS CIDADES QUE PLEITEAVAM A IMPLANTAÇÃO DA TV CÂMARA, OURINHOS FIGUROU ENTRE AS OITO PRIMEIRAS A RECEBER A CONCESSÃO

Em uma sessão ordinária, que ficará marcada nos anais da Casa pelo valor de seu conteúdo, os Vereadores aprovaram de maneira unânime, o Projeto de Decreto Legislativo 01/2012, de autoria da Mesa Diretora, que dispões sobre a criação da “TV Câmara”.
As transmissões das sessões vem ocorrendo desde o ano de 2005, via TV a Cabo, no entanto, o Projeto de Decreto Legislativo aprovado nesta segunda, 02 de abril, criou efetivamente a “TV Câmara”, promovendo a regulamentação no âmbito interno, de forma a abrir novas possibilidades, como a geração de programações jornalísticas, documentais, de entretenimento e muito mais.

Vantagens para a população

Com a “TV Câmara”, a população ourinhense terá acesso a materiais desvinculados de quaisquer interesses comerciais, haja visto que não é permitida a veiculação de nenhum conteúdo pago. Isso dará voz, não apenas aos Vereadores, que poderão mostrar seu trabalho, mas principalmente a comunidade em geral, que terá em suas mão um veículo de comunicação, transmitindo em sinal aberto, voltado a prestação de serviços e aos interesses da sociedade. São diversas as vantagens de o município possuir uma televisão pública, em sinal aberto, como por exemplo, divulgar e informar as atividades das associações de moradores, clubes de serviços e demais órgãos representativos da comunidade que atuam sem fins lucrativos.
No que diz respeito a geração de conteúdo, será possível formatar telejornais que apresentem os problemas e deem voz aos ourinhenses, bem como outros conteúdos que podem ser criados e inseridos na grade de programação, sempre objetivando a transparência, o fomento a cultura e a garantia da cidadania, sem nenhum tipo de vinculação econômica e muito menos ideológica, ou seja, o que irá prevalecer não será o desejo de uma minoria que paga para ter seus comerciais veiculados, mas sim de toda a população, que terá seus interesses defendidos de forma neutra.
Serão promovidos debates, nos quais pessoas ligadas a mídia colocarão questões para expor seus pontos de vista, sempre com absoluta bilateralidade, ou seja, todas as partes terão direito e tempo para falar, mostrando que democracia se faz não apenas com discursos unilaterais, mas sim com ampla e irrestrita participação de todos nas questões de interesse público.

Quem terá acesso a “TV Câmara”?

A “TV Câmara”, operará com sinal digital, de alta qualidade, sendo que qualquer televisor que possua o conversor terá acesso a programação. Caso o aparelho não disponha de tal equipamento, (lembrando que a pelo menos alguns anos todos os televisores já saem de fábrica com o mesmo), este tem um custo muito pequeno, e é algo necessário, pois dentro de pouco tempo, todas as TVs (Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV, etc) operarão com sinal digital.
O argumento que defende a ideia que a “TV Câmara”, por operar com sinal digital, é uma emissora de “ricos”, não é verdadeiro, pois como já fora mencionado, a maioria dos aparelhos vendidos de alguns anos para cá possuem a tecnologia para receber o sinal, e se não, basta comprar o conversor, que conforme pesquisa realizada na internet, custa entre oitenta e cem reais. Basta olhar em sites como o www.shopping.uol.com.br, por exemplo.

Vantagens para o município

Certamente Ourinhos ganhou muito com a criação desta emissora, pois a da cidade será uma das primeiras no Brasil a entrar em funcionamento, fruto da perseverança do Vereador e atual Presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Lúcio Abel, Vadinho, que de forma visionária obteve pioneiramente a liberação do sinal e, consequentemente, a autorização para por este veículo de comunicação em funcionamento.
Dentre cerca de 400 de cidades que compareceram no evento em Brasília que lançava a proposta das Tvs Câmaras, Ourinhos foi a primeira a assinar o documento, que se trata de um acordo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados Federal, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Câmara Municipal de Ourinhos.
Além do Presidente da Câmara de Ourinhos, Vereador Vadinho, estavam presentes o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São paulo, Barros Munhoz e o Presidente da Câmara Federal, Deputado Marco Maia, dentre outras autoridades.

De onde vem os recursos para a implantação da 'TV Câmara”, bem como outras aquisições realizadas nos últimos meses?

Com a implantação da “TV Câmara”, a Mesa Diretora da Casa, sob a Presidência do Vereador Vadinho, torna a Edilidade ourinhense uma das que mais evoluíram na nossa região, pois esses investimentos se fizeram possíveis com a tomada de medidas saneadoras feitas no início da atual gestão a fim de bem aplicar os recursos públicos.
Podemos citar como exemplo, conforme segue, economias substâncias feitas em 2011 em relação ao ano anterior:
 Telefonia fixa e internet – 26,94%
 Telefonia móvel – 41,91%
 Serviços de segurança – 32,31%
 Serviços prestados pela TV a Cabo Ourinhos – 55,58%
 Serviços de jardinagem e limpeza – 29,18%
Necessário em complemento a esse tema, ressaltar que não houve nos últimos anos alteração nos valores repassados a título de duodécimo, que é o repasse da verba municipal destinada por Lei à Câmara. Dessa forma, com tais medidas saneadoras e sem aumento de verba, foi possível implementar melhorias

Publicidade

Parceiros