TIRO DE GUERRA REALIZA SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

da reportagem 24/04/2012 - 15:19:47 Cidade

O Tiro de Guerra de Ourinhos realizou, no dia 19, solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, que completa 364 anos de existência. Em 19 de abril de 1648, pela primeira vez negros, índios, brancos e mestiços se uniram para expulsar o invasor holandês, na vitoriosa Batalha de Guararapes. Nascia assim o Exército Brasileiro.

O evento, presidido pelo Subtenente Nilson Aparecido Ferreira, contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares dos atiradores e de amigos do Tiro de Guerra. Dando início à solenidade, adentrou no pátio de formaturas o TG “O SOBERANO DO SUDOESTE”, composto pela fanfarra, guarda-bandeira, 1º, 2º e 3º pelotões, seguido pela incorporação da Bandeira Nacional. Na leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército General Enzo Martins Peri, pelo 2º Sargento Luiz André, instrutor do TG. Na Ordem do Dia, o general destacou: “... com a lealdade que nos impõem os deveres militares em todas as circunstâncias, quero homenagear os homens e mulheres da nossa força – mais de 200 mil, na ativa, e outro tanto igual, em reserva, prontos para serem convocados – por suas incontáveis demonstrações de fé na missão, disciplina consciente, responsabilidade e capacidade de superar obstáculos”.

Na sequência, foram homenageados os atiradores que mais se destacaram nas instruções e nas diversas atividades desenvolvidas no Tiro de Guerra, onde são observados atributos da vida militar, como liderança, responsabilidade, camaradagem, pontualidade, apresentação individual e zelo com o material: o monitor 01 – Teodoro, da turma A, e o monitor 87 – Araújo, da Turma B. A entrega das sutaches dos destaques do mês foi realizada pela vice-prefeita Belkis Gonçalves Fernandes e pela presidente do Rotary Clube de Ourinhos, Edélsia Marquezani Natale Toti, acompanhadas dos familiares dos homenageados.

Após a entrega das sutaches, fizeram uso palavra o Chefe da Instrução e a Vice-Prefeita, que destacaram a importância do Exército como Instituição no Brasil e o trabalho do Tiro-de-Guerra de Ourinhos em formar jovens conscientes com seus deveres e obrigações para com a comunidade. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, entre elas Sargento PM Rogério Martins de Oliveira, Capitão da reserva João Batista Dantas, Capitão da Reserva Altair dos Santos, representando a loja maçônica Said Francis, Sargento da reserva Olivino Rodrigues, Sargento da Reserva Celso Garcia Montilla, Jairo Teixeira Diniz, atirador de 1938, Dirceu Moreira, representando a Associação Comercial e Empresarial, Maria Aparecida Finoti Oliveira, a secretária municipal de Assistência Social; Anderson Bueno, fotógrafo do Star Festa, Alex Fernando Naves, coordenador do TLC, Emery Farah – Redatora do Jornal Folha de Ourinhos, Samira Parente Ferreira, esposa do Subtenente Ferreira, Henrique Ferreira Santos, presidente da AMO-SIM, Neide Lopes Campiom, representando a Rede de Combate ao Câncer, José Moacir Bueno e esposa, além de familiares e amigos dos atiradores.

O Chefe da Instrução, Instrutor e Funcionários, agradecem a todas as autoridades, amigos do Tiro-de-Guerra, pais e familiares dos atiradores que com suas ilustres presenças abrilhantaram a solenidade militar.

Atenciosamente,

NILSON APARECIDO FERREIRA - 1º Sargento
Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02–026

“SAMPAIO - 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO” “TIRO-DE-GUERRA -ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”

Publicidade

Parceiros