PREFEITURA PROMOVE CURSO SOBRE “USO RACIONAL DA ENERGIA ELÉTRICA”

Prefeitura M. de Ourinhos 04/05/2012 - 15:39:09 Cidade

Prefeitura promove Curso sobre “Uso Racional da Energia Elétrica” para os professores da Rede Municipal de Ensino

Entre os dias 26 e 28 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu, na Câmara Municipal, o curso de qualificação profissional “Uso Racional da Energia Elétrica nos Domicílios”, ministrado pela Profª Helena Flávia Naspolini, da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Superintendente do Grupo de Gestão Eficiente de Energia – Grugeen, Amilton Coelho.
O curso teve a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino, equipe técnica do Núcleo de Educação Plural (NEP), o representante da CPFL, Alexandre Moreira Pinto; o Diretor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, Rodrigo Andrey Ramos Lemes e o professor José Francisco Mader, da Escola Técnica Centro Paula Souza.
Ao final do evento, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, fez uma demonstração do Kit de energia solar que foi adquirido para o Ensino fundamental – Nível II das EMEF's (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, “Profª Amélia Abujamra Maron” e “Profª Jandira Lacerda Zanoni”. E explicou o trabalho que está sendo feito pela Secretaria em relação a energia solar. “Esperamos com esta iniciativa e com o amparo de profissionais experientes no ramo, como a Profª Helena e o Superintendente Amilton reduzir o consumo de energia elétrica em todas as nossas escolas municipais. Todas estas ações que estamos desenvolvendo com relação ao uso eficiente de energia elétrica, com apoio do Prefeito Toshio Misato, também estão voltadas à FECIMO (Feira de Ciências do Município de Ourinhos), que será realizada nos dias 16 e 17 de junho, na EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello” e estamos empenhados para que seja um grande sucesso”, declarou.

Objetivo do Curso
O objetivo do curso foi contribuir para o melhor aproveitamento da energia elétrica nos domicílios, através de informações básicas e de sugestões de ações visando à busca de seu uso racional. O tema foi dividido em: utilização da energia elétrica nas residências no Brasil; participação dos eletrodomésticos no consumo residencial; impactos dos equipamentos de utilização doméstica sobre a curva de demanda do setor elétrico; potência e energia elétrica; energia elétrica e meio ambiente; Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica; uso eficiente da energia elétrica nos domicílios e segurança em eletricidade.
Além disso, é importante que o professor seja um disseminador do conhecimento adquirido, treinando os alunos para o uso racional da energia elétrica nos domicílios, o que contribuirá diretamente para a conscientização e educação do consumidor. O combate ao desperdício e a busca do uso eficiente das diversas formas de energia devem ser incentivadas, pois levam à economia de recursos ao consumidor final (economia com despesas de energia elétrica), ao setor elétrico (postergação de investimentos em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica) e protegem o meio ambiente (sociedade).

Outras ações da Secretaria
A Secretaria Municipal de Educação, além dos cursos oferecidos, também fez uma parceria com a CPFL em busca de soluções para racionalizar a energia elétrica nas Unidades Escolares, o que resultou a troca de luminárias e lâmpadas. Uma das primeiras escolas a ser contemplada com esta parceria foi a EMEF “Jornalista Miguel Farah” que já obteve resultados positivos quanto à iluminação propagada e ao valor a ser pago. Outras Unidades Escolares também serão beneficiadas ao longo deste ano, podendo destacar a EMEF “Georgina Amaral Santos Lopes”, que já teve também iniciada a troca de luminárias, gerando uma economia significativa aos cofres públicos.
Paralela a essas ações, a Secretaria Municipal de Educação, através da Profª Rosemari Pedroso, vem promovendo, neste 1° semestre, palestras aos professores e funcionários em todas as Unidades Escolares. Ainda neste ano, no decorrer do 2° semestre, acontecerão palestras destinadas aos pais e comunidades locais, visando também o uso eficiente da energia elétrica.

Publicidade

Parceiros