A POLÍCIA MILITAR RECOMENDA: DIRIJA COM SABEDORIA.

31º BPM-I 09/05/2012 - 18:48:10 Cidade

O Tenente Coronel PM Augusto Francisco Cação, atual Comandante do 31º BPM/I, Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Especialista em Gestão e Direito de Trânsito recomenda aos condutores que sejam cautelosos no trânsito.
DIRIGINDO COM SABEDORIA

Tem sido crescente o número de acidentes de trânsito, tanto no perímetro urbano como nas rodovias, ocasionando perdas humanas e materiais.
Dirigir um veículo na via pública, principalmente os grandes e pesados, é um risco que pode ser reduzido através da conscientização com relação ao veículo e ao próprio ato de dirigir.
No momento em que dirigimos nossos veículos, podemos com certeza fazer amigos ou inimigos, depende apenas de nossas atitudes, pois se fecharmos os cruzamentos, se fizermos uma ultrapassagem em local proibido ou então usar o acelerador como “buzina”, com certeza ganharemos muitos inimigos durante a nossa jornada.
Os motoristas mais agressivos e irritados estão sujeitos a cometerem um número maior número de infrações de trânsito e de se envolverem com maior facilidade em um acidente. Outros fatores como o calor, a poluição (sonora, do ar e visual) e os congestionamentos também potencializam o estresse. Quem está no trânsito acaba vulnerável a esse tipo de comportamento e pode colocar em risco a sua integridade física.
O condutor de veículo deve manter-se tranquilo e redobrar a atenção no trânsito, guardar distância de segmento entre o veículo que dirige e o que segue à sua frente. O condutor, ao encontrar congestionamento, deve manter-se calmo e com uma distância segura do veículo da frente, percebendo antecipadamente os riscos e agir prontamente para evitá-los ou controlá-los. Ao perceber que poderá haver um choque do veículo com o da frente, deve pisar no freio aos poucos, para evitar derrapagens, controlando a velocidade do veículo e a distância com o da frente. O condutor deve adotar uma posição correta e confortável, ereto e com as duas mãos ao volante no momento de dirigir. O transporte de crianças com até 10 anos de idade deve ser no banco traseiro. O condutor, ao perceber que será ultrapassado, deve manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem. É bom lembrar que o condutor deve possuir características de prudência e habilidade para assumir um comportamento seguro.
Dirigir com sabedoria significa realizar cada viagem sem desrespeitar os demais usuários da via, sem cometer abusos com o veiculo, sem faltar com a cortesia devida e sem cometer infrações de trânsito; é dirigir planejando as ações com antecedência, a fim de prevenir o mau comportamento de outros motoristas.
Para não se envolver em acidentes, devemos dirigir com habilidade e aptidão, além de colocar em prática os deveres do motorista defensivo, ou seja:
1. Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização em qualquer local e horário.
2. Usar sempre o cinto de segurança e os demais equipamentos obrigatórios.
3. Conhecer o veículo que está dirigindo e saber comandá-lo. Na dúvida, deve-se consultar o manual do proprietário.
4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento e abastecido, verificar também os níveis de água, fluídos e óleo.
5. Prever a possibilidade de acidentes ou situações de perigo e ser capaz de evitá-los.
6. Decidir e executar manobras com rapidez e correção em situações de perigo.
7. Nunca aceitar desafios e provocações.
8. Não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas.
9. Ver e ser visto.
10. Não abusar da autoconfiança, os instrumentos do painel ajudam nas decisões corretas.
Agindo dessa forma, o motorista será um profissional cada vez mais respeitado e valorizado por suas atitudes, que defende orgulhosamente e com habilidade aquilo que faz, utilizando sempre a via pública e o veículo de maneira correta.
Para saber mais acesse nosso blog: http://31bpmi.blogspot.com

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, COMPROMISSADA COM A VIDA E COM A DIGNIDADE HUMANA.
Ourinhos, 09 de maio de 2012

Augusto Francisco Cação
Tenente Coronel PM Cmt do 31º BPM/I

Parceiros