PREFEITURA PROMOVE PALESTRA DO JORNALISTA DÉCIO PICCININI PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Prefeitura M. de Ourinhos 11/05/2012 - 13:04:48 Cidade

No último dia 04, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) promoveu aos professores da Rede Municipal de Ensino, na Câmara Municipal, a palestra “Criatividade” proferida pelo jornalista Décio Piccinini.
O evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino, dentre os quais, os que participarão da organização da I FECIMO (Feira de Ciências e Mostras Científicas do Ensino Municipal de Ourinhos), que acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, na EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”.
A palestra foi um incentivo aos profissionais da educação que desenvolvem um importante trabalho com relação às ideias surgidas dos alunos, ou seja, a criatividade. O professor tem um papel fundamental no que diz respeito ao mundo das ideias. Acreditar no aluno e fazer com que ele acredite em si mesmo é potencializar ainda mais a capacidade dele.

A palestra
Durante a palestra, o jornalista Décio Piccinini, mostrou ao público presente, algumas imagens de obras de arte e capas de revistas utilizadas para vender em grande tiragem, utilizando de sua experiência como editor de revistas, para demonstrar a utilização da criatividade. Além disso, apontou nomes de artistas renomados como exemplo de pessoas criativas, tais como: Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso, Michelangelo e Vincent Van Gogh.
O jornalista enfatizou ainda a importância da liberdade para o ato criativo e destacou o papel do professor como motivador da criatividade para seus alunos, falando com propriedade sobre o tema, além de ser solícito com todos que o cercaram para tirar fotos e conversar um pouco mais.
Ao final da palestra, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro agradeceu a todos os participantes desejando que “este evento contribua ainda mais com o comprometimento das equipes gestoras, professores e todos os demais que, direta ou indiretamente, contribuirão para a realização da I FECIMO”.

Carreira de Décio Piccinini
Décio Piccinini começou a trabalhar, em 1961, na extinta agência Reclam Publicidade. Seu primeiro emprego como jornalista aconteceu em 1966, nas revistas Contigo e Intervalo, da Editora Abril. Como repórter e editor fez várias entrevistas e tornou-se amigo de celebridades como Sílvio Santos, Hebe Camargo, Chacrinha, Roberto Carlos, Wilson Simonal, Flávio Cavalcanti, Elis Regina, Caetano Veloso, Tom Zé, Ary Toledo, Juca Chaves, Os Mutantes e mais de uma centena de outros.
Em 1968, foi convidado por Blota Jr. para fazer parte do time de entrevistadores do programa Diálogo Nacional, na TV Record, e, pela primeira vez, fica frente a frente com uma câmera de televisão. Nesse mesmo ano é contratado para escrever e apresentar programas na Rádio Bandeirantes.
Um ano depois, em 1969, foi chamado para julgar calouros no Programa Luiz Aguiar, na TV Bandeirantes. Após alguns meses, Sílvio Santos o convida para fazer parte do Show de Calouros, onde começou em fevereiro de 1970 e saiu somente 26 anos depois, em dezembro de 1996. Voltou para o SBT no ano de 2000, onde permaneceu por mais algum tempo. Hoje, apresenta o programa É 10, às quintas-feiras, às 22h, na Rede Brasil de Televisão, UHF. É importante ressaltar que, durante todos esses anos, Décio nunca deixou a atividade jornalística que exerceu em revistas e emissoras de rádio como Bandeirantes, Tupi, Globo, Record, Capital, Gazeta, Excelsior, entre outras.
Entre as personalidades que entrevistou estão os ex-presidentes da República Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, Pelé (com quem viajou para Tóquio na inspeção dos estádios da Copa de 2002), o governador Mário Covas (de quem tornou-se muito amigo), o governador Luís Antônio Fleury Filho (de quem foi calouro na faculdade de Direito) e vários outros.
Escrevendo e dirigindo revistas semanais, nestes 45 anos de jornalismo, trabalhou na Editora Abril, Editora PMN, Editora Bloch, Editora Azul, Editora Taika, Editora Três, Editora Símbolo e Editora Escala. Décio Piccinini costuma se definir assim: “Sou paulistano, jornalista, radialista, publicitário e palmeirense. Marido de Dora, pai de Fernando, Marcos e Veridiana, e, avô-coruja de Laurinha”.

Publicidade

Parceiros