RECICLA OURINHOS RECEBE RECURSOS PARA COMPRA DE CAMINHÃO

assessoria 14/05/2012 - 18:48:02 Cidade

A cooperativa Recicla Ourinhos foi novamente contemplada com recursos da FBB (Fundação Banco do Brasil). Desta vez, o projeto aprovado foi para a compra de um novo caminhão de coleta e duas caçambas, totalizando R$ 308 mil em investimentos. A compra do veículo vem atender a nova demanda da cooperativa, que expandiu em 10% os serviços de coleta seletiva no município.
A solenidade simbólica de repasse de recursos foi realizada na manhã de sexta-feira, 11, na Câmara Municipal. Entre os presentes, estiveram cooperados, representantes da Cáritas Diocesana, Unesp, dirigentes do Banco do Brasil, a vice-prefeita Belkis Gonçalves, e o vereador Antonio Amaral Junior, o “Toninho do PT”, que vem sendo um dos maiores apoiadores dos catadores no Legislativo Municipal.
Representando a Recicla Ourinhos, a catadora Matilde Ramos agradeceu a parceria da Fundação Banco do Brasil nos projetos de fortalecimento da infraestrutura das cooperativas de catadores, lembrando que há pouco tempo a Recicla Ourinhos adquiriu uma empilhadeira, duas motos, duas prensas hidráulicas e uma balança rodoviária com recursos provenientes da FBB. “O apoio do Banco do Brasil está sendo imprescindível para o crescimento da nossa cooperativa. Sem os investimentos, ficaríamos parados, sem estrutura para poder expandir os serviços para a comunidade. A aquisição de veículos, máquinas e equipamentos nos permitiu ampliar a coleta no município e hoje temos capacidade para atender 50% dos bairros. Além disso, o nosso quadro de cooperados foi ampliado de 50 para 80 catadores, contribuindo para a inclusão social dessas pessoas que trabalhavam como autônomos e sem garantias de renda”.
O superintendente regional do Banco do Brasil, Marco Tulio Santos Coutinho, disse que a instituição tem como objetivo contribuir para mudar a vida das pessoas, em especial, dos catadores que ainda não possuem o devido reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e ao meio ambiente. Salientou ainda que o trabalho da Recicla Ourinhos é um modelo de sucesso que deve servir como exemplo para outros municípios do país. Prova disso é que o Banco do Brasil apresentará a história da Recicla Ourinhos durante a conferência “Rio + 20”, que será realizada no mês de junho no Rio de Janeiro com o objetivo de discutir questões ligadas ao meio ambiente, a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
Em suas palavras, a vice-prefeita Belkis Gonçalves Fernandes destacou o importante papel do poder público no processo de transformação de uma sociedade mais sustentável e lembrou das ações realizadas desde o princípio, quando os catadores ainda exerciam as atividades de coleta no lixão municipal. A parceria entre a cooperativa e a prefeitura possibilitou melhorias nas condições de trabalho dos catadores, além de benefícios como renda fixa e assistência previdenciária às famílias que atuam na coleta.
Considerado um grande parceiro dos catadores, o vereador Toninho do PT falou do orgulho de ver o crescimento da Recicla Ourinhos. Foi ele quem acolheu o grupo de catadores na sua gestão como presidente da Câmara Municipal em 2009 e criou um fórum de discussão sobre coleta seletiva na cidade, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo, entidades, instituições e comunidade em geral. Dessa iniciativa surgiu a cooperativa Recicla Ourinhos e um trabalho mais intensivo na cidade com foco na sustentabilidade. “É um grande orgulho ver que aquele trabalho iniciado em 2009 teve uma sequência crescente e que hoje é referência dentro e fora do país. Parabéns às catadores da Recicla Ourinhos pelos esforços realizados e à Fundação Banco do Brasil por estar cumprindo seu dever social e colaborando para que tenhamos um futuro melhor”, concluiu o vereador.

Publicidade

Parceiros