PROFESSORA DE ARTE DA EMEF JANDIRA IMPLANTA PROJETO INSPIRADO NA OBRA DE VAN GOGH

Prefeitura M. de Ourinhos 18/05/2012 - 15:35:05 Cidade

Em março deste ano, a Professora de Arte Maria Cristina Fernandes, da EMEF “Profª Jandira Lacerda Zanoni”, implantou com apoio do Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, um projeto inspirado na obra de Vincent Van Gogh, intitulado “Os Girassóis”, para ser desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental – Nível I, que terá continuidade durante todo o ano letivo e desenvolve-se a partir do plantio das sementes dos girassóis e da observação do crescimento das plantas.
A metodologia da Profª Maria Cristina é interdisciplinar, pois envolve outras áreas de conhecimento, como ciências em que são abordados os temas referentes à saúde, nutrição, meio ambiente, entre outras áreas como relações humanas. O principal objetivo proposto é “recriar a produção artística sob o prisma da sustentabilidade e preservação ambiental”.
Saber que da semente do girassol se extrai óleo e que a planta possui nutrientes que servem para tratamentos cardiovasculares, que o biodiesel é extraído de fontes vegetais e que diminui a poluição do ar, são assuntos discutidos pelo grupo, que, na prática, semearam a terra e observam a sua germinação, o tempo de crescimento e o surgimento das flores.
Observando as plantas, os alunos perceberam que suas flores se movimentam e aprenderam que é porque ela é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. Ao final do projeto, os alunos farão o desenho de observação das flores e a pintura destas.
A Diretora da Unidade Escolar, Profª Márcia Cristina Gomes de Almeida, “parabenizou a equipe pelo excelente trabalho desenvolvido, pois foi possível, por meio deste projeto, transferir importantes informações aos alunos, havendo assim a compreensão da função dos girassóis”.

Publicidade

Parceiros