MOVIMENTO ANTIMANICOMIAL

Prefeitura M. de Ourinhos 21/05/2012 - 18:47:36 Cidade

Dia da Luta Antimanicomial é marcado por manifestação na Praça Mello Peixoto

Na última sexta-feira, 18, data em que se comemorou no Brasil, o Dia da Luta Antimanicomial, foi realizada com a participação do CAPS II Dr. Paulo Correia dos Santos (Centro de Atenção Psicossocial), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, uma manifestação na Praça Mello Peixoto em alusão a data, que tem como objetivo tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na hospitalização perene.
Participaram da manifestação em Ourinhos usuários da Saúde Mental, familiares, estudantes, profissionais e simpatizantes. Durante o evento foram expostos os artesanatos do CAPS II, do Ambulatório de Saúde Mental e também dos usuários de Saúde Mental de Chavantes. Houve apresentações musicais protagonizadas pelos usuários do CAPS, Tai-chi-chuan, além da conscientização da população através da distribuição de panfletos e manifestações livres abordando a causa.
Dentre os presentes, também prestigiou o evento a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti.

O que é o Movimento Antimanicomial?
O Movimento Antimanicomial se refere a um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos e está ligado à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvida na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.
Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei nº 10.216 de 2001 como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos (CAPS e Ambulatórios).
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
A política pública de saúde mental é um processo político e social complexo, composto de participantes, instituições e forças de diferentes origens que acontece em diversos territórios. É um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, e é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da política avança, passando por tensões, conflitos e desafios.

Publicidade

Parceiros