EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONSUMO RACIONAL DE ENERGIA

Prefeitura M. de Ourinhos 01/06/2012 - 19:00:15 Cidade

Entre os dias 04 e 08 de junho, será comemorado em Ourinhos, a Semana Municipal do Meio Ambiente, criada em 2010, por iniciativa do Prefeito Toshio Misato, que sancionou a Lei nº 5.457, determinando sua criação.
Em comemoração a esta data, serão publicadas uma série de matérias sobre os mais diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.
Na reportagem de hoje, será abordado um tema extremamente importante que é a eficiência energética, ou seja, ações para que haja um consumo energético com mais racionalidade e sem desperdício, por parte da população.

O que é Eficiência Energética?
Eficiência energética é uma atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.
Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja eletricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozônio.

Como utilizar menos energia?
Residências energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas do mundo em 2050 por um terço, e será essencial no controle das emissões globais de gases com efeito estufa, de acordo com a Agencia Internacional de Energia.
A adoção de soluções ou medidas eficientemente energéticas em residências pode passar como por exemplo, por colocar um isolamento térmico de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento, mantendo a mesma temperatura e instalar lâmpadas econômicas,em vez de lâmpadas incandescentes, para atingir o mesmo nível de iluminação.
A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis.
A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias.

Publicidade

Parceiros