05 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Prefeitura M. de Ourinhos 04/06/2012 - 17:55:58 Cidade

Nesta terça-feira, 05, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia e através do Decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o Governo Brasileiro também decretou em todo território nacional, a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Objetivo do Dia Mundial do Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, todos países discutem assuntos relativos ao meio ambiente tais como: a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU (Organização das Nações Unidas) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
Neste dia, ocorrem palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais de todo o Mundo, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.
Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.
Por fim, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente também é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

A Conferência das Nações Unidas
A Conferência das Nações Unidas, que deu origem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Durante o encontro, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

*Artigo escrito pelo Professor Carlos Eduardo Formigão, responsável pelo Setor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura

Publicidade

Parceiros