JUSTIÇA ELEITORAL PAULISTA PRECISA DE 340 MIL MESÁRIOS

assessoria 04/06/2012 - 19:13:59 Uti. Pública

A Justiça Eleitoral de São Paulo vai convocar mais de 340 mil mesários, a partir do dia 10, para trabalharem nas eleições municipais de 2012. Só na capital serão necessários mais de 94 mil, 27 % do total das convocações. As mesas receptoras de votos no Estado serão compostas por 4 mesários, que são escolhidos, preferencialmente, entre os eleitores da própria seção e, dentre esses, os diplomados em escola superior, os professores e os serventuários da Justiça.

Além dos mesários convocados, São Paulo também pretende trabalhar com os mesários voluntários, que ainda podem se inscrever pelo site www.tre-sp.jus.br. Até agora, mais de 19 mil eleitores se inscreveram para atuar nas eleições de outubro.

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente no local e na seção em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Compete ao mesário organizar os trabalhos dentro da seção eleitoral no dia da eleição. Ele é responsável desde a ligação da urna, para emissão da zerésima, antes da primeira votação, até o seu encerramento, quando é emitido o boletim de urna com o resultado daquela seção eleitoral

Benefícios
Quem trabalha como mesário, tanto convocado como voluntário, tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, se convocado. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. Ele podem, ainda, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com o TRE-SP.

Assessoria de Comunicação Social
(11) 3130-2800

Publicidade

Parceiros