DEFESA CIVIL REALIZOU SIMULAÇÃO DE ACIDENTE COM CARGA QUÍMICA EM OURINHOS

WWW.REPORTERNARUA.COM.BR 14/06/2012 - 15:57:11 Cidade

Integrantes da Defesa Civil de Ourinhos juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, PAM (Plano de Auxílio Mútuo), CART, DER e Transbrasiliana, realizaram na manhã desta quinta feira, 14/06, uma simulação de acidente envolvendo o tombamento de uma carreta da empresa Dalçoquio transportando produto químico, próximo a Ponte do Rio Pardo, na vicinal de acesso a Rodovia Orlando Quagliato. O objetivo é preparar a população e os órgãos responsáveis pelo atendimento a acidentes deste tipo que possam ocorrer, a fim de prestar um atendimento ágil e rápido, minimizando seus efeitos e respectivos transtornos causados à população. Este tipo de ação é feito em vários países como o Japão que faz simulações diárias envolvendo os setores responsáveis e também a população, para se prepararem para enfrentar os tsunamis e acidentes com produtos químicos também, o que com certeza contribuiu para minimizar os efeitos da tragédia que eles viveram há pouco tempo. Esta simulação de um acidente envolvendo carga de produto químico,
é de suma importância para o treinamento da defesa civil de nossa cidade e região.

O Coordenador da Região 11 (Ourinhos, Marília e Assis) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major Flávio Pádua Godoy foi o responsável pela coordenação da operação. “Nosso objetivo é nos precaver contra um possível acidente com uma carreta transportando óleo diesel, que se espalhará pela pista com possibilidade de contaminar o Rio Pardo, o que poderia trazer riscos a saúde de toda população de Ourinhos e Região.
Nesta simulação foi definido o papel de cada um, a fim de planejarmos uma ação integrada de comunicação entre os órgãos envolvidos, para interditar o local e isolar a área evitando a possível contaminação do Rio, fazermos a sinalização de desvio de trânsito, atender as possíveis vítimas, retirar o caminhão e remover o produto químico da pista, eliminando a possibilidade de contaminação do Rio, bem como liberá-la o mais rapidamente possível, minimizando os transtornos causados pela interdição local e o desvio do tráfego decorrentes do acidente. A pista ficou interditada das 08h00min, até por volta das 11h40min.

REPÓRTER NA RUA – AQUI A NOTÍCIA NÃO PARA!

Publicidade

Parceiros