DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Prefeitura M. de Ourinhos 15/06/2012 - 17:39:45 Cidade

"5° Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil" será transmitido ao vivo pela internet

Evento acontece na próxima terça-feira, 19, a partir das 13h30 no Teatro Municipal Miguel Cury

Na próxima terça-feira, dia 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Projeto Pró-Menino e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoverá o "5° Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil" cujo evento, fará parte das ações pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil", comemorado nesta terça-feira, 12, em todo o Mundo.
O evento acontecerá no Teatro Municipal Miguel Cury, das 13h30 às 17 horas e contará com a participação de profissionais da Assistência Social e da Rede Socioassistencial. A Telefônica, parceira na realização do evento liberou o acesso a internet para que o Seminário seja transmitido online. Desta forma, com a transmissão ao vivo via internet, o Seminário contará com recursos para que os internautas possam assistir e interagir, através das redes sociais.

Combate ao trabalho infantil

Em Ourinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Prefeito Toshio Misato, vem desenvolvendo há 6 anos, um importante trabalho na luta para a erradicação do trabalho infantil, através de programas e projetos tais como o Pró-Menino que, em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo oferece atividades esportivas, culturais, socioeducativas e de lazer, no contra turno do horário escolar, bem como capacitação continuada a equipe.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti Oliveira (Cidinha) "o trabalho infantil é uma atividade que gera benefícios imediatos na forma de renda, mas também gera altos custos por não estudar e/ou por reduzir o tempo de lazer e, principalmente por colocar em risco eminente a integridade biopsicossocial das crianças. Portanto, antes de doarmos ou comprarmos qualquer produto das crianças e adolescentes devemos refletir sobre as repercussões desse ato. Evitar tal prática requer um esforço de todos para que este ciclo de exploração cesse".

Quais os riscos do trabalho infantil?
As estatísticas mostram percentuais alarmantes de incapacidades; permanentes, mutilações e mortes de crianças e adolescentes submetidas aos rigores do trabalho;
O esforço físico de uma criança pode prejudicar o seu crescimento, ocasionar lesões na medula espinhal e produzir deformidades;
O trabalho precoce provoca problemas de saúde como: fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergia e problemas respiratórios;
O trabalho infantil provoca o fracasso ou o abandono escolar;
Expõe a criança a situações de risco tais como: exploração sexual aliciamento e tráfico de drogas, uso de substâncias químicas, dentre outros.

Como ajudar?
* Apoie organizações que combatam o trabalho infantil.
* Denuncie casos de violação aos direitos das crianças junto ao Conselho Tutelar do município.


Publicidade

Parceiros