FEIRA DE CIÊNCIAS – DE FORMA PIONEIRA, PREFEITO TOSHIO REALIZA 1ª FECIMO

Prefeitura M. de Ourinhos 19/06/2012 - 15:13:30 Cidade

Evento contou com a inscrição de mais de 100 projetos dentre os quais foram escolhidos os 3 melhores, cujos alunos ganharam bolsa científica do CNPq

No último sábado, 16, foi realizada a abertura da 1ª Feira de Ciências e Mostras Científicas do Ensino Municipal de Ourinhos (FECIMO), evento pioneiro realizado por iniciativa do Prefeito Toshio Misato, cujo projeto foi elaborado pelo Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, contando para isto com a parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo intuito é criar um ambiente favorável para divulgação e aprendizagem do saber científico e da pesquisa, despertar o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
A 1ª FECIMO contou com a participação dos alunos dos 6ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental das EMEF's “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, “Profª Amélia Abujamra Maron” e “Profª Jandira Lacerda Zanoni”, que inscreveram 111 projetos, dentre os quais, foram selecionados 54 que foram expostos nos estandes durante os dois dias da Feira e por meio de votação dos visitantes e de uma comissão julgadora composta por 30 profissionais das Faculdades de Ourinhos, escolheram os 10 melhores trabalhos que receberam brindes ofertados pelos patrocinadores do evento e dentre estes 10 finalistas, os três primeiros colocados foram contemplados com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, oferecida pelo CNPQ e seus professores orientadores receberam, cada um, um tablet.

A abertura
Durante a abertura da 1ª FECIMO, o Prefeito Toshio Misato destacou a importância da realização da Feira. “Vocês, que fizeram parte dos 54 trabalhos selecionados, estão de parabéns, pois por este simples fato já estão acima da média dos outros alunos da cidade, e vivemos numa época em que é preciso estar acima da média para obtermos sucesso tanto na vida estudantil como posteriormente em sua carreira profissional. Quero parabenizar também ao Secretário Chíxaro, por estar atento a todas as inovações na área da Educação e pelo grande entusiasmo com que comanda a Secretaria, cuja atuação se reflete na pesquisa recente em que 80% da população aprovou a qualidade da Educação em nosso município”, afirmou.
O Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, agradeceu a todos que colaboraram para a realização da Feira de Ciências e destacou a importância de se dar continuidade ao evento nos próximos anos. “Eu agradeço em especial ao Prefeito Toshio que nos deu todo apoio para viabilizarmos a Feira de Ciências e a todos professores que nos ajudaram. Esta Feira é um marco na Educação de Ourinhos e nosso desafio agora é tornar a Feira de Ciências, a ‘FAPI’ da Educação, realizando-a todos os anos”, ressaltou.
Estiveram presentes ao evento, que contou também com a apresentação musical do quarteto de cordas dos alunos da Escola Municipal de Música, sob comando do maestro Wilson Pereira, a Profª Helena Flávia Naspolini, da Universidade Federal de Santa Catarina; o Superintendente do Grupo de Gestão Eficiente de Energia (Grugeen), Amilton Coelho; o representante da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Alexandre Moreira Pinto e o Diretor da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, Marcos Paulo Oliveira Obata.

Parceria
Durante a cerimônia de abertura da 1ª FECIMO, os representantes da CPFL Santa Cruz, Alexandre Moreira Pinto e Renato Lucas de Freitas - Gerente Comercial, fizeram a entrega oficial do Acordo de Cooperação entre a Empresa e a Prefeitura, que foi assinado pelo Prefeito Toshio Misato, firmando uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a CPFL, cujo acordo já viabilizou a troca de todas as lâmpadas, luminárias e reatores das EMEF's “Jornalista Miguel Farah”, “Georgina Amaral Santos Lopes”/Complexo CAIC e “Profª Adelaide Pedroso Racanello” e nos próximos meses, promoverá de forma progressiva, a troca em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal.

Os vencedores da 1ª FECIMO
Confira os nomes dos alunos e respectivos projetos vencedores da 1ª FECIMO:

1º Thalita Maria Florêncio de Oliveira Labirinto Elétrico Juliana Ribas de Almeida Bergamasco EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”
2º Márjila Souza Petroski Rede Wi-Fi feita de materiais recicláveis Juliana Ribas de Almeida Bergamasco EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”
3º Daniel Rogério Rosa Geração de energia das esteiras presentes nas academias ao ar livre. Produzindo energia para abastecer a sociedade. Lenita Aparecida dos Santos EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron”
4º Guilherme Alves Medeiros Fotografia de longa duração Ângela Maria Rosseto Sencio EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”

Projetos vencedores
A aluna do 8° ano Thalita Maria Florêncio de Oliveira, da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello” foi a 1ª colocada da Feira de Ciências, com o projeto “Labirinto Elétrico” e disse que escolheu este projeto pela sua utilidade. “Eu pesquisei na Internet e vi que o Labirinto Elétrico seria útil para a sociedade, pois, permitirá que se faça um teste para saber se a pessoa tem uma boa coordenação motora fina ou não. Isto será útil tanto para crianças que estão em fase de alfabetização, bem como em adultos e idosos, que podem procurar ajuda profissional, caso seja diagnosticado que tem problemas em relação a sua coordenação motora fina, que podem vir a prejudicar até para andar ou fazer outras atividades. Neste labirinto, ao passar com o braço nele, caso a pessoa não possua boa coordenação motora fina, tocará o alarme”, explica.
Márjila Souza Petroski, aluna do 8° ano da EMEF “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, criou a Rede Wi-Fi feita de materiais recicláveis, classificada em 2° lugar, que é composta por madeira e uma tábua de galinheiro, com um roteador acoplado, o que permite que se passe o sinal de Internet de um imóvel para outros imóveis na mesma região. Segundo Márjila, “me inspirei em projeto semelhante implantado na África, em que o governo subsidiou os roteadores e toda população tem acesso a Internet e inclusive já testamos este projeto na prática, enviando sinal de internet para outros setores da nossa escola desta forma, podendo acessá-la por meio de celular ou notebook”.
O estudante Daniel Rogério Rosa, da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” foi o 3° colocado, com o projeto “Geração de energia das esteiras presentes nas academias ao ar livre. Produzindo energia para abastecer a sociedade”. O projeto consiste em colocar uma bobina acoplada aos aparelhos de ginástica nas Academias ao Ar Livre existente nas Praças, que produz energia natural, alimentada pela utilização dos aparelhos, o que traz um benefício duplo para a população, estimulando-a praticar exercícios físicos e ao mesmo tempo ajudando a produzir, através dos exercícios, a energia sustentável, menos prejudicial ao meio ambiente e economizando energia elétrica.

Publicidade

Parceiros